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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14516
Tipo: | Tese |
Título: | Politicas de educação escolar indígena : o direito de aprender no território xukuru-kariri em Palmeira dos Índios/AL |
Autor(es): | Santos, Taysa Kawanny Ferreira |
Primeiro Orientador: | Santos, Inalda Maria dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lopes, Edineia Tavares |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Edson Hely |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar as políticas públicas educacionais em contexto escolar no território do povo indígena Xukuru-Kariri, na Serra do Amaro, município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. A questão norteadora do referido trabalho foi: como as políticas de Educação Escolar Indígena em Palmeira dos Índios promovem o direito de aprender dos Xukuru-Kariri no território na Serra do Amaro? A pesquisa tem como tese central:“as políticas de Educação Escolar Indígena são efetivadas enquanto uma proposta de educação diferenciada e descolonizada no âmbito escolar do território da Serra do Amaro devido a presença das lideranças e dos professores indígenas através das práticas sócioculturais, das mobilizações, revindicações e diálogos com o próprio Estado que revindicam o direito à uma Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural de acordo com os parâmetros legais instituídos a partir de 1988”. Para tanto, os objetivos específicos do referido estudo foram: conceituar às políticas de educação escolar indígena no campo da decolonialidade e no âmbito do pensamento indígena; identificar as políticas públicas de Educação Escolar Indígena na Escola Estadual Balbino Ferreira e diagnosticar como as políticas educacionais indígenas têm efetivado uma proposta de educação diferenciada no território da Serra do Amaro. Este estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, priorizando as descrições nas Ciências Humanas, caracterizando de que maneira os indivíduos ou grupos representam as formas e os significados dos discursos. Sendo um tipo de pesquisa baseada nos pressupostos da antropologia e educação evidenciando a técnica do estudo de caso etnográfico valorizando a escuta, as observações, o respeito às práticas socioculturais que são diferentes de práticas não indígenas, uma vez que possibilita caracterizar o lugar vivido pelos indígenas Xukuru-Kariri da Serra do Amaro, utilizando os diários de campo etnográficos, entrevistas com as lideranças, professores indígenas que participaram da construção da escola e documentos do Fórum Permanente Estadual de Educação Escolar Indígena de Alagoas - FEPEEIND como instrumentos de pesquisa com o intuito de fortalecer a análise dos dados. Os resultados apontaram que, ao analisar as políticas públicas educacionais da Educação Escolar Indígena faz-se necessário pensar a partir das especificidades de cada povo expressando a construção de uma identidade, de uma escola diferenciada, constituindo-se como veículo de mobilizações, estratégias e articulações pelas conquistas dos direitos sociais históricos, para o fortalecimento do movimento indígena. É importante destacar que as práticas escolares estão inseridas no cotidiano e nas vivências do povo em estudo através de suas narrativas, expressões socioculturais e experiências com os mais velhos. As limitações apresentadas neste estudo apontaram para as dificuldades na consolidação dessas políticas sendo pensadas a partir das especificidades de cada povo, através de um diálogo com os territórios, professores/as e lideranças. Neste sentido, faz-se necessário entender as estratégias e as ações para o reconhecimento das diferenças. Diante das vivências e reflexões, constatou-se a importância das mobilizações e reivindicações na Educação Escolar Indígena do povo Xukuru-Kariri e as estratégias políticas, à exemplo, as articulações com o movimento indígena para que o terrítorio possa garantir as políticas públicas educacionais dentro de uma perspectiva de um currículo intercultural que priorize os anseios dos professores indígenas como forma de evidenciar as práticas socioculturais do território. |
Abstract: | This research aimed to analyze public educational policies in the school context within the territory of the Xukuru-Kariri indigenous people located at Serra do Amaro, municipality of Palmeira dos Índios, in the state of Alagoas. The guiding question of the aforementioned work was: How do Indigenous School Education policies in Palmeira dos Índios promote the right to learn of the Xukuru-Kariri people in the territory of Serra do Amaro? The central thesis of the research is: "Indigenous School Education policies are implemented as a proposal for differentiated and decolonized education within the school context of the Serra do Amaro territory due to the presence of indigenous leaders and teachers through socio-cultural practices, mobilizations, claims, and dialogues with the State itself, which advocate for the right to a differentiated and intercultural Indigenous School Education in accordance with the legal parameters established since 1988." The specific objectives of the study were as follows: to onceptualize indigenous school education policies within the framework of decoloniality and indigenous thinking, to identify public policies for Indigenous School Education at the Balbino Ferreira State School, and to diagnose how indigenous educational policies have effectively implemented a proposal for differentiated education in the Serra do Amaro territory. This study followed a qualitative research approach, emphasizing descriptions in the field of Humanities, characterizing how individuals or groups represent the forms and meanings of discourses. Being a type of research based on the assumptions of anthropology and education, highlighting the technique of ethnographic case study, emphasizing listening, observations, and respect for socio-cultural practices that differ from non-indigenous practices. This approach allows for the characterization of life experiences of the Xukuru-Kariri indigenous people, using ethnographic field diaries, interviews with leaders, indigenous teachers who participated in the school's construction, and documents from the Permanent State Forum on Indigenous School Education of Alagoas (FEPEEIND) as research instruments to strengthen the data analysis. The results pointed out that when analyzing public educational policies for Indigenous School Education, it is necessary to consider the specificities of each people, expressing the construction of a distinct identity and a differentiated school. These policies become a means of mobilization, strategies, and actions for the historical social rights of the indigenous movement. It is important to emphasize that school practices are embedded in the daily lives and experiences of the studied people through their narratives, socio-cultural expressions, and interactions with their elders. The limitations presented in this study indicated difficulties in consolidating these policies while taking into account the specificities of each people through dialogue with territories, teachers, and leaders. In this sense, it is necessary to understand the strategies and actions for recognizing differences. Based on experiences and reflections, the importance of mobilization and advocacy in Indigenous School Education of the Xukuru-Kariri people was evident, as well as political strategies such as collaborations with the indigenous movement to ensure public educational policies within the perspective of an intercultural curriculum that prioritizes the aspirations of indigenous teachers, thus highlighting the socio-cultural practices of the territory. |
Palavras-chave: | Politicas educacionais indígenas Educação escolar indígena Índios — Alagoas Descolonização do conhecimento Interculturalidade Indigenous Educational Policies Indigenous School Education Indigenous People Interculturality Decolonization of Knowledge |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Taysa Kawanny Ferreira. Políticas de educação escolar indígena: o direito de aprender no território xukuru-kariri em Palmeira dos Índios/AL. 2024. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14516 |
Data do documento: | 30-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Politicas de educação escolar indígena o direito de aprender no território xukuru-kariri em Palmeira dos Índios-AL.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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