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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14470
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso da robótica educacional aplicada ao ensino de química |
Autor(es): | Melo, Paulo César de |
Primeiro Orientador: | Silva, Mônica Araújo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ivanderson Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Monique Gabriella Angelo |
Resumo: | O presente trabalho tenta unir a robótica educacional ao ensino de química, na busca em mitigar dois problemas norteadores, 1° o baixo nível de engajamentos dos alunos nas aulas de química, 2° a redução da carga horária para a disciplina de química com o novo ensino médio, tendo como objetivos além dos supracitados: Desenvolver uma sequência didática, nortear a construção de seminários e por fim elabora um e-book contendo a sequência didática (SD). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira foi a realização da busca ativa em periódicos de 10 revistas qualis A e B na procura por artigos voltados para o uso da robótica aplicada ao ensino de química. Nessa busca foram avaliados 5567 artigos, dos quais apenas dois estavam dentro desse limiar. A segunda etapa foi a elaboração de uma SD com posterior aplicação da mesma numa turma do 2º ano do Ensino Médio na escola Estadual localizada em Boca da Mata, interior de Alagoas. A SD é composta de sete momentos, são eles: 1 - divisão dos grupos e escolha dos projetos a serem desenvolvidos. 2 - 1° questionário no google forms e aula sobre a plataforma Canva. 3 - montagem dos kit's para construção dos projetos e acompanhamento dos slides, 4 - início da construção dos protótipos e acompanhamento da construção dos slides, 5 - Finalização dos protótipos com posterior programação e acompanhamento dos slides. 6 - culminância dos trabalhos e apresentação final, 7 - 2° questionário no google forms. A terceira e última etapa foi a aplicação da SD. Com o uso da metodologia foi possível observar um aumento significativo de acertos quando comparados os dois questionários feitos no google forms, como a exemplo da 3° questão que trata da explicação Química do fenômeno, antes da SD 41,7% dos alunos optaram pela alternativa correta, e após a aplicação da SD o percentual passou a ser 79,2%. No processo para a construção dos dois protótipos, seguidor de linha e seguidor de luz, e de um seminário desenvolvido e apresentado pelos discentes no app canva ao final dos trabalhos, foi observado que houve um maior engajamento dos discentes para o desenvolvimento dos assuntos trabalhados por cada projeto. |
Abstract: | The present work attempts to combine educational robotics with chemistry teaching, in an attempt to mitigate two guiding problems, 1st the low level of student engagement in chemistry classes, 2nd the reduction of the workload for the chemistry subject with the new high school, with objectives in addition to those mentioned above: Developing a didactic sequence, guiding the construction of seminars and finally preparing an e-book containing the didactic sequence (SD). The research was developed in three stages. The first was to carry out an active search in periodicals from 10 A and B quality magazines in search of articles focused on the use of robotics applied to chemistry teaching. In this search, 5567 articles were evaluated, of which only two were within this threshold. The second stage was the elaboration of an SD with its subsequent application in a 2nd year high school class at the State school located in Boca da Mata, in the interior of Alagoas. SD is made up of seven moments, they are: 1 - division of groups and choice of projects to be developed. 2 - 1st questionnaire on Google Forms and class on the Canva platform. 3 - assembly of kits for construction of projects and monitoring of slides, 4 - beginning of construction of prototypes and monitoring of construction of slides, 5 - Finalization of prototypes with subsequent programming and monitoring of slides. 6 - culmination of work and final presentation, 7 - 2nd questionnaire on Google Forms. The third and final step was the application of SD. With the use of the methodology, it was possible to observe a significant increase in correct answers when comparing the two questionnaires made on Google Forms, such as the 3rd question which deals with the Chemical explanation of the phenomenon, before SD 41.7% of students opted for the alternative correct, and after applying SD the percentage became 79.2%. In the process of building the two prototypes, line follower and light follower, and a seminar developed and presented by students on the Canva app at the end of the work, it was observed that there was greater student engagement in the development of the subjects worked on by each project. |
Palavras-chave: | Robótica educacional Ensino de química Sequência didática Educational robotics Chemistry Teaching Didactic sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI |
Citação: | MELO, Paulo César de. Uso da robótica educacional aplicada ao ensino de química. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14470 |
Data do documento: | 12-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB |
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