Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14458
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas digitais : tecendo saberes com a arte de contar histórias |
Autor(es): | Moura, Esmeralda Cardoso de Melo |
Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato P. de |
Resumo: | Em um mundo de transformações constantes, a educação se redesenha e elenca novas perspectivas de aprendizagem, principalmente diante da evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os sujeitos, constantemente conectados, anseiam por espaços de aprendizagem mais dinâmicos, com recursos e estratégias aliados ao uso de TDIC, que facilitem o processo de aquisição de saberes, e que através da mediação docente, desperte um novo perfil discente: mais ativo, autônomo e crítico. Diante disso, definiu-se como a problemática do estudo: as narrativas digitais representam uma possibilidade metodológica ao contexto da sala de aula para a construção de conhecimento no processo de formação inicial docente? Para tanto, objetivou-se analisar a construção de narrativas digitais de discentes em formação inicial em dois componentes curriculares de um curso de Pedagogia, nos anos de 2022 e 2023. Nesta acepção, desenvolveu-se contextos de aprendizagem, cujas atividades foram realizadas por meio das narrativas dos discentes imbricadas às TDIC, integrando diferentes linguagens midiáticas e a partir da observação das interações, relatos de experiências e verificação das produções narrativas, apresentou-se sua ação no processo de ensino e aprendizagem, ensejando o movimento de construção, desconstrução e reconstrução de saberes Os percursos metodológicos desse estudo foram direcionados pela pela pesquisa participante, sob o viés narrativo e uma abordagem qualitativa, a pesquisa iniciou a partir de uma inquietação e de um convite inusitado, invitando a narrativa da obra clássica de Lewis Carrol, “Alice no País das Maravilhas”, como plano de fundo para explicar o processo de formação de discentes a partir de suas próprias vozes, conflitos e reflexões acerca de conteúdos abordados nos componentes curriculares em que estavam inseridos. Os resultados encontrados mostraram-se profícuos, principalmente em relação à construção de narrativas e saberes, de trabalhos autorais e colaborativos, ao mesmo tempo em que deixa uma instigante margem para pesquisas futuras. |
Abstract: | In a world of constant transformation, education is being redesigned and new learning perspectives are being created, especially in the face of the evolution of Digital Information and Communication Technologies (DICT). Subjects, constantly connected, yearn for more dynamic learning spaces, with resources and strategies allied to the use of DICTs, which facilitate the process of acquiring knowledge, and through teacher mediation, awaken a new student profile: more active, autonomous and critical. In view of this, the study's problem was defined as: do digital narratives represent a methodological possibility in the classroom context for building knowledge in the initial teacher training process? To this end, the aim was to analyse the construction of digital narratives by students undergoing initial training in two curricular components of a Pedagogy course in 2022 and 2023. In this sense, learning contexts were developed, whose activities were carried out through the students' narratives imbricated with TDIC, integrating different media languages and from the observation of interactions, reports of experiences and verification of narrative productions, their action in the teaching and learning process was presented, giving rise to the movement of construction, deconstruction and reconstruction of knowledge The methodological pathways of this study were guided by participant research, with a narrative bias and a qualitative approach. The research started from a concern and an unusual invitation, inviting the narrative of Lewis Carrol's classic work, "Alice in Wonderland", as a background to explain the process of training students from their own voices, conflicts and reflections on the content covered in the curricular components in which they were inserted. The results were fruitful, especially in relation to the construction of narratives and knowledge, authorial and collaborative work, while leaving an exciting margin for future research. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Narrativas digitais Construção do conhecimento Formação docente Digital narratives TDIC Learning construction |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | MOURA, Esmeralda Cardoso de Melo. Narrativas digitais: tecendo saberes com a arte de contar histórias. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14458 |
Data do documento: | 31-jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas digitais tecendo saberes com a arte de contar histórias.pdf | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.