00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Giordanna Araujo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924698852145134pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Amailton Magno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529033471136042pt_BR
dc.creatorMoraes, Israel Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472423316116690pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T17:24:55Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T17:24:55Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationMORAES, Israel Oliveira de. Um beat político e rappeado: lutas sociais a partir do hip hop. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14407-
dc.description.abstractEl Hip Hop, entendido aquí como una manifestación cultural que tiene fuertes relaciones con la comunidad negra, ha constituido históricamente una poderosa herramienta de educación no formal; Acción cultural y acto político de resistencia. Al realizar esta investigación, buscamos mostrar cómo el Hip Hop, a lo largo de su desarrollo en el territorio nacional, actuó también como una poderosa alternativa educativa a la educación formal que antes era negada y descuidada para la población negra. Se realizó un análisis a partir de producciones musicales desde final es del siglo XX, sus letras denunciantes que abordan las realidades de la comunidad negra, el desprecio del Estado hacia estas poblaciones y la forma en que las canciones actuaron como herramientas de movilización, y en este caso de esta investigación, fuentes. Los periódicos políticamente más de izquierda también forman parte de este análisis. Lo que se espera de la realización de esta investigación es que se puedan crear nuevas discusiones y percepciones sobre la formación social brasileña a partir del carácter descolonizador del Hip Hop y cómo influyó y propuso nuevas formas de contar la historia de la población negra, siempre a partir de problematizaciones. raciales, sociales y de clase.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectCultura negrapt_BR
dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
dc.subjectFormação Políticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormación Políticapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleUm beat político e rappeado: lutas sociais a partir do hip hoppt_BR
dc.title.alternativeUn ritmo político y rapeado: luchas sociales desde el Hip Hoppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Hip Hop, entendido aqui como uma manifestação cultural que tem fortes relações com a comunidade negra, constitui-se historicamente como uma potente ferramenta de educação não formal; ação cultural e ato político de resistência. Com a realização desta pesquisa buscou-se mostrar como o Hip Hop ao longo do seu desenvolvimento em território nacional também atuou como uma potente alternativa educacional frente a educação formal outrora negada e negligenciada para a população negra. Foi realizada uma análise a partir de produções cancionais desde fins do século XX, suas letras de denúncias que tratam das realidades da comunidade negra, o descaso do Estado para com essas populações e a maneira que as canções atuaram como ferramentas de mobilização, e no caso desta pesquisa, fontes. Jornais politicamente mais posicionados à esquerda também fazem parte desta análise. O que se espera com realização desta pesquisa é que se possa pôr novas discussões e percepções sobre a formação social brasileira a partir do caráter descolonizador do Hip Hop e como ele influenciou e propôs novas maneiras de contar a história da população negra, sempre partindo de problematizações raciais, sociais e de classe.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um beat político e rappeado_lutas sociais a partir do hip hop.pdfUm beat político e rappeado: lutas sociais a partir do hip hop1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.