00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Murilo Mendonça-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103475355558948pt_BR
dc.creatorLima, Everaldo Sales de-
dc.creatorSilva Jr, José Alves da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5372516966738837pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9703733332891734pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T17:23:46Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T17:23:46Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationLIMA, Everaldo Sales de; SILVA JUNIOR, José Alves da. O capitalismo nas aulas de geografia no ensino médio: uma proposta do uso da música como recurso didático. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14406-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino do capitalismopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTeaching didacticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO capitalismo nas aulas de geografia no ensino médio: uma proposta do uso da música como recurso didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO tema do presente trabalho é a música como recurso lúdico para o ensino do conteúdo Capitalismo nas aulas de Geografia, tendo como objetivo uma proposta didática que busca aproximar as temáticas vinculadas ao modo de vida e à produção capitalista direcionadas à realidade dos discentes, a partir da utilização de músicas relacionadas ao universo musical de interesse dos estudantes. Nesse sentido, a metodologia proposta para o desenvolvimento deste trabalho baseia-se na interação constante entre professor/aluno e aluno/aluno, por meio do diálogo e da reflexão coletiva. Sendo assim, o trabalho visa contribuir com a realização de práticas docentes que ajudem a transformar a sala de aula em um espaço que estimule a aprendizagem, a reflexão e a criticidade. O presente trabalho ainda buscou apresentar uma proposta didática para aulas de Geografia, que exige poucos recursos materiais e que pode propiciar a motivação e o interesse de estudantes ao correlacionar os temas ligados ao Capitalismo com a música.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O capitalismo nas aulas de geografia no ensino médio_uma proposta do uso da música como recurso didático.pdfO capitalismo nas aulas de geografia no ensino médio: uma proposta do uso da música como recurso didático355.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.