00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8048999419906071pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Edivânio Duarte de-
dc.contributor.referee2Rosa, Flávio Goulart Mota Garcia-
dc.creatorLima, Fernanda Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349487152357080pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T17:05:33Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-09-26T17:05:33Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Lins de. Publicações eletrônicas no contexto das editoras universitárias brasileiras: um estudo sobre o processo de produção de e-books. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14397-
dc.description.abstractNumerous changes have taken place in the publishing process in the Brazilian publishing market. The challenges have grown rapidly with the advent and development of new technologies permeating the guidelines of publishers of all kinds. This paper presents the problem of identifying the technological processes used by Brazilian university publishers in the publishing of e-books. To this end, it sought to study these processes, identifying and characterizing the editorial policies adopted by Brazilian university publishers, as well as analysing the e-book publishing media and the methodologies used for editorial production by the publishers surveyed and thus outline the panorama of e-book publishing in the context of Brazilian university publishers. The research is of an observational nature, using mixed and documentary research, using the research universe of 167 university publishers linked to federal public universities in Brazil. Of the 167 publishers, the research identified that 128 are affiliated to the Brazilian Association of University Publishers. The data was collected using an online questionnaire prepared using the Google Forms platform. Of the 128 questionnaires distributed, 35 were returned. Based on the analysis carried out, it was possible to draw up an overview of the technological processes used by Brazilian university publishers. The results point to a significant role for librarians (28.9%) in the context of university publishing houses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEditoração eletrônicapt_BR
dc.subjectLivros eletrônicospt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectEditoras universitárias - Brasilpt_BR
dc.subjectelectronic publishingpt_BR
dc.subjecte-bookspt_BR
dc.subjectpublishing marketpt_BR
dc.subjectuniversity publishers in Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titlePublicações eletrônicas no contexto das editoras universitárias brasileiras: um estudo sobre o processo de produção de e-bookspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoInúmeras mudanças ocorreram no processo de editoração no mercado editorial brasileiro. Os desafios cresceram rapidamente com o advento e o desenvolvimento das novas tecnologias permeando as diretrizes das editoras de toda natureza. Este trabalho apresenta a problemática de identificação dos processos tecnológicos utilizados pelas editoras universitárias brasileiras na editoração de e-books e, para isso, buscou estudar esses processos, identificando e caracterizando as políticas editoriais adotadas, assim como analisando os suportes de edição dos e-books e as metodologias usadas para produção editorial desses, para assim traçar o panorama de editoração de e-books no contexto das editoras universitárias brasileiras. A pesquisa é de caráter observatório, se valendo de pesquisa mista e documental, utilizando o universo das 167 editoras universitárias vinculadas a universidades públicas federais do Brasil. Das 167 editoras, a pesquisa identificou que 128 são filiadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário online elaborado na plataforma Google Forms. Dos 128 questionários distribuídos, houve o retorno de 35. A partir das análises empreendidas, foi possível traçar um panorama dos processos tecnológicos usados pelas editoras universitárias brasileiras. Os resultados apontam para uma significativa atuação do bibliotecário (28,9%) no contexto dessas editoras. Ademais, 47,4% das que responderam a pesquisa utilizam o PDFA para a publicação dos e-books, 86,1% utilizam o software de design gráfico Adobe InDesign, sendo Copyleft (2,6%), Copyright (71,1%) e Creative Commons (47,4%) as licenças utilizadas na produção de publicações digitais. Foi possível concluir que os principais desafios enfrentados na construção da política editorial de publicações eletrônicas estão relacionados à necessidade de mais estudos sobre o tema, quadro de pessoal qualificado e em maior quantidade, resistência por parte dos autores ao formato eletrônico, financiamento e estrutura.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.