Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14385
Tipo: | Tese |
Título: | Ensino híbrido de ciências da natureza em escolas públicas alagoanas: uma pesquisa-formação sobre concepções, possibilidades e desafios a partir das perspectivas de professores, estudantes e seus familiares |
Autor(es): | Fernandes, Carlos Jorge da Silva Correia |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos Junior, Reginaldo Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de |
Resumo: | Esta pesquisa investiga como a metodologia de Ensino Híbrido (EH) e seus potenciais pedagógicos, no contexto de incorporação de Tecnologias Digitais (TD) na Educação, é compreendida por professores da área de Ciências da Natureza que atuam em escolas públicas da Rede Estadual de Educação de Alagoas (REEAL), bem como por estudantes e seus familiares. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar as possibilidades e desafios de abordagens educacionais híbridas no contexto de escolas públicas da REEAL tendo em vista a constituição de processos de ensino e aprendizagem que ampliem a compreensão de temas de interesse da área de Ciências da Natureza. Para tanto, foi considerado um conjunto heterogêneo de dados constituído por elementos como as concepções de EH e TD na Educação que os participantes da pesquisa expressaram ao longo da investigação por meio de questionários, entrevistas individuais e grupos focais, bem como os roteiros didáticos elaborados pelos professores participantes da pesquisa durante a formação oferecida. De fato, em relação aos seus procedimentos, esta investigação se configurou como uma pesquisa-formação, pois se desenvolveu, principalmente, no contexto de uma formação sobre EH oferecida aos professores participantes. Este é, portanto, um estudo qualitativo, de caráter descritivo, cujos sujeitos foram 21 (vinte e um) professores, 16 (dezesseis) estudantes e 20 (vinte) familiares de estudantes de comunidades escolares da REEAL localizadas na cidade de Maceió-AL. Dentre os seus resultados, foi possível identificar que os participantes da pesquisa entendem de que a incorporação de TD na Educação amplia as possibilidades de aprendizagem, ainda que seja preciso ter cuidado para que tais recursos não acabem sendo fatores de distração nas aulas. Por outro lado, em se tratando do EH, foi possível identificar que os familiares dos estudantes desconhecem o seu significado, enquanto estudantes e professores/as compartilham a compreensão de que o EH é tão somente uma mistura entre práticas de ensino presenciais e on-line. Foram desenvolvidas discussões referentes aos processos de incorporação de TD nas escolas públicas, especialmente no contexto de práticas de EH, com a intenção de contribuir com uma compreensão mais abrangente do potencial de abordagens educacionais híbridas desde a ampliação os seus horizontes epistemológicos (teóricos e práticos). Com base nos resultados alcançados, confirmou-se a tese de que professores, estudantes e seus familiares reconhecem as possibilidades decorrentes da mistura entre TD e fazer pedagógico transformador para a construção de oportunidades diversificadas de aprendizagem que engajem os diferentes sujeitos envolvidos em contextos educacionais híbridos. |
Abstract: | This research investigates how the blended learning (BL) methodology, inserted in the context of the incorporation of digital technologies (DT) in education, and its pedagogical potential is understood by teachers of the natural sciences area who work in public schools of the Alagoas State Education Network (REEAL), as well as by students and their families. The general objective of this research was to evaluate the possibilities and challenges of hybrid educational approaches in the context of public schools in the REEAL, with a view to the constitution of teaching and learning processes that broaden the understanding of topics of interest in the area of Natural Sciences. To this end, a heterogeneous set of data was considered, consisting of elements such as the conceptions of BL and DT in Education that the research participants expressed throughout the investigation through questionnaires, individual interviews, and focus groups, as well as the didactic scripts developed by the research participants teachers during the training offered. In fact, in relation to its procedures, this investigation was configured as a research-training, as it developed, mainly, in the context of a training on BL offered to the participating teachers.This is a qualitative study, with a descriptive character, whose subjects were 21 (twenty-one) teachers, 16 (sixteen) students, and 20 (twenty) family members of students from school communities of REEAL located in the city of Maceió-AL. Among its results, it was possible to identify that the participants in the research understand that the incorporation of DT in education broadens the possibilities of learning, even though it is necessary to be careful so that such resources do not end up being distracting factors in the classroom. On the other hand, when it comes to BL, it was possible to identify that the students' families are unaware of its meaning, while students and teachers share the understanding that BL is simply a mix of face-to-face and online teaching practices. Discussions regarding the processes of incorporating DT into public schools have been developed, especially in the context of EH practices, with the intention of contributing to a more comprehensive understanding of the potential of hybrid educational approaches from the expansion of their epistemological horizons (theoretical and practical). Based on the results achieved, the thesis was confirmed that teachers, students and their families recognize the possibilities arising from the mixture between DT and transformative pedagogical practice for the construction of diversified learning opportunities that engage the different subjects involved in hybrid educational contexts. Esta investigación busca comprender cómo la metodología de Enseñanza Híbrida (EH), inserta en el contexto de incorporación de tecnologías digitales (TD) en la Educación, y sus potenciales pedagógicos es comprendida por profesores de la área de Ciencias de la Naturaleza que actúan en escuelas públicas de la Red Estatal de Educación de Alagoas (REEAL), así como por estudiantes y sus familiares. El objetivo general de esta investigación fue evaluar las posibilidades y desafíos de los enfoques educativos híbridos en el contexto de las escuelas públicas de la REEAL, teniendo en cuenta la constitución de procesos de enseñanza y aprendizaje que amplíen la comprensión de temas de interés en el área de Ciencias de la Naturaleza. Para ello, se consideró un conjunto heterogéneo de datos constituido por elementos como las concepciones de EH y TD en Educación que los participantes de la investigación expresaron a lo largo de la investigación a través de cuestionarios, entrevistas individuales y grupos focales, así como los guiones didácticos elaborados por los profesores participantes de la investigación durante la formación ofrecida. De hecho, en relación a sus procedimientos, esta investigación se configuró como una investigación-formación, ya que se desarrolló, principalmente, en el contexto de una formación sobre EH ofrecida a los profesores participantes. Este es un estudio cualitativo, de carácter descriptivo, cuyos sujetos fueron 21 (veintiún) profesores, 16 (dieciséis) estudiantes y 20 (veinte) familiares de estudiantes de comunidades escolares de la REEAL localizadas en la ciudad de Maceió-AL. Entre sus resultados, fue posible identificar que los participantes de la investigación entienden que la incorporación de TD en la Educación amplía las posibilidades de aprendizaje, aún cuando sea preciso tener cuidado para que tales recursos no terminen siendo factores de distracción en las clases. Por otro lado, en lo que respecta al EH, fue posible identificar que los familiares de los estudiantes desconocen su significado, mientras que estudiantes y profesores/as comparten la comprensión de que el EH es tan solo una mezcla entre prácticas de enseñanza presenciales y en línea. Se han desarrollado discusiones sobre los procesos de incorporación de TD en las escuelas públicas, especialmente en el contexto de las prácticas de EH, con la intención de contribuir a una comprensión más amplia del potencial de los enfoques educativos híbridos desde la ampliación de sus horizontes epistemológicos (teóricos y prácticos). Con base en los resultados obtenidos, fue confirmada la tesis de que los profesores, los estudiantes y sus familias reconocen las posibilidades derivadas de la mezcla entre TD y la práctica pedagógica transformadora para la construcción de oportunidades de aprendizaje diversificadas que consideren a los diferentes actores involucrados en contextos educativos híbridos. |
Palavras-chave: | Educação básica Escolas públicas Ensino híbrido Tecnologias digitais na educação Basic education Public schools Blended learning Digital technologies in education Educación básica Escuelas públicas Enseñanza híbrida Tecnologías digitales en educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERNANDES, Carlos Jorge da Silva Correia. Ensino híbrido de ciências da natureza em escolas públicas alagoanas: uma pesquisa-formação sobre concepções, possibilidades e desafios a partir das perspectivas de professores, estudantes e seus familiares. 2024. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14385 |
Data do documento: | 4-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.