00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14373
Tipo: Tese
Título: Verbalizações de termos metalinguísticos: relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura
Autor(es): Costa, Salezia Magna de Oliveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Eduardo Calil de
metadata.dc.contributor.referee1: Anjos, Clériston Izidro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Yana Liss Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
metadata.dc.contributor.referee4: Hilário, Rosângela Nogarini
Resumo: Há uma escassez de estudos que tratam da importância das atividades metalinguística na produção de textos escritos por crianças recém-alfabetizadas. Uma hipótese para essa problemática é a de que a promoção de um ensino explícito voltado para essas questões, com o objetivo de favorecer uma escrita coerente, possa desenvolver habilidades textuais significativas desde o momento em que as crianças começam a escrever suas primeiras produções. O texto precisa ser ensinado. Ele tem regras. Ensiná-las é papel fundamental do professor. Uma atividade metalinguística envolve a reflexão e o conhecimento sobre a língua e seu funcionamento. No contexto do ensino da Língua Portuguesa, essa atividade tem como objetivo promover a consciência linguística dos alunos, permitindo que eles analisem e compreendam as estruturas, regras e suas características. Dada essa importância, essa tese de doutorado pretende responder a seguinte questão: Qual a relação entre os Termos Metalinguísticos (TM) verbalizados durante a apresentação da tarefa pela professora e os TM verbalizados pelas alunas durante o processo de escritura em tempo real? Com esse entendimento, o foco desse estudo é investigar como a professora e as alunas refletem sobre a escrita de textos. As análises partem das verbalizações de Termos Metalinguísticos (TM) produzidos pela professora e por duas alunas portuguesas de 7 anos de idade durante a produção textual. A partir dos estudos sobre atividades metalinguísticas, analisamos seis apresentações das orientações da professora voltadas a um direcionamento da escrita textual em duplas e seis Textos Dialogal (TD) das alunas no momento em que escreveram esses textos com objetivo de identificar os TM verbalizados, buscando relacioná-los às orientações dadas pela professora. Adotou-se como recurso metodológico o Sistema Ramos (2020) que permitiu os registros fílmico e multimodal dos textos produzidos em curso, ao mesmo tempo em que foi preservado as condições ecológicas da sala de aula. A base teórica das análises está pautada nas Atividades Metalinguísticas como processo cognitivo de reflexão sobre a linguagem e na Escrita Colaborativa por alunos recém-alfabetizados. Os resultados mostraram o quantitativo geral de 236 ocorrências de TM verbalizados pela professora, e 382 ocorrências pelas alunas. Foram identificadas retomadas de TM da professora no processo de produção das alunas. Elas retomaram 147 ocorrências de TM verbalizados pela professora. O maior número de ocorrências de verbalizações de TM pela professora foi do Domínio Gênero, Texto e Discurso com 189 ocorrências nas seis orientações dadas. A maior ocorrência de verbalizações de TM pelas alunas surgiu do Domínio Pontuação quantificando 170. A segunda maior ocorrência de TM da professora partiu do Domínio da Pontuação (21), e das alunas, no Domínio Ortografia e Grafia (97). Algumas verbalizações de TM identificados no TD também foram relacionadas ao manuscrito das alunas.
Abstract: There is a lack of studies addressing the importance of metalinguistic activities in the production of written texts by newly literate children. One hypothesis for this issue is that the promotion of explicit instruction focused on these issues, aiming to foster coherent writing, can develop significant textual skills from the moment children begin to write their first compositions. The text needs to be taught. It has rules. Teaching them is a fundamental role of the teacher. Metalinguistic activities involve reflection and knowledge about language and its functioning. In the context of Portuguese language teaching, this activity aims to promote students' linguistic awareness, enabling them to analyze and understand structures, rules, and their characteristics. Given this importance, this doctoral thesis aims to answer the following question: What is the relationship between Metalinguistic Terms (MT) verbalized during the task presented by the teacher and the MT verbalized by the students during the real-time writing process? With this understanding, this study focuses on investigating how the teacher and the students reflect on text writing. The analysis is based on verbalizations of Metalinguistic Terms (MT) produced by the teacher and two Portuguese students aged 7-8 during textual production. Based on studies on metalinguistic activities, we analyze six presentations of the teacher's instructions focused on guiding textual writing in pairs and six Dialogic Texts (DT) produced by the students at the moment they wrote these texts, aiming to identify the verbalized MT and relate them to the teacher's instructions. The Ramos System (2019) was adopted as a methodological resource, allowing for multimodal recordings of the texts produced during the course while preserving the ecological conditions of the classroom. The theoretical basis of the analysis is grounded in Metalinguistic Activities as a cognitive process of language reflection and Collaborative Writing by newly literate students. The results showed a total of 236 occurrences of verbalized MT by the teacher and 382 occurrences by the students. Instances of the teacher's MT were identified in the students' production process. They reused 147 occurrences of MT verbalized by the teacher. The teacher's highest number of verbalizations of MT was in the genre, text, and discourse domain, with 189 occurrences in the six given instructions. The students' highest occurrence of verbalizations of MT was in the punctuation domain, with 170 occurrences. The second-highest occurrence of MT by the teacher came from the punctuation domain (21), and by the students, in the spelling and writing domain (97). Some verbalizations of MT identified in the DT were also related to the students' manuscript.
Palavras-chave: Sala de aula
Produção de textos
Aprendizagem colaborativa
Atividades metalinguísticas
Termos metalinguísticos - Verbalizações
Classroom
Textual production
Collaborative writing
Metalinguistic activity
Metalinguistic terms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Salezia Magna de Oliveira. Verbalizações de termos metalinguísticos: relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura. 2024. 332 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14373
Data do documento: 6-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verbalizações de termos metalinguísticos_relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura.pdfVerbalizações de termos metalinguísticos: relações entre a apresentação da tarefa e o que dizem as alunas durante o processo de escritura9.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.