00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Estudo da lei municipal nº 6.482/2015 em Maceió/AL
Título(s) alternativo(s): Estudio de la ley municipal nº 6.482/2015 en Maceió/AL
Autor(es): Santos, Marta Cristiane dos
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Edgleuma de
Resumo: A presente investigação tratou de um estudo sobre a Lei Municipal nº. 6.482/2015 em Maceió/AL, com vista a conhecer/analisar o processo de formação com certificação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com uma instituição privada, se tem contribuído na atuação da sua prática. A pesquisa teve como base de estudo a metodologia bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo adotada por Bardin (2016), apoiada na linha teórica de estudiosos como Bauer (2002), Mendonça (2000), Prado (2012), Paro (2001 e 2016), Araújo (2015), Saviani (2010), Cunha (1999-2005) entre outros. Teve como lócus, o conjunto de escolas que compõem a região administrativa número 08, sendo sujeitos da pesquisa, cinco gestoras das escolas da Rede de Ensino de Município de Maceió. Foi visto como se dar o processo definido por essa legislação atual dentro do trabalho desenvolvido nas escolas da rede Municipal de ensino de Maceió após esse ordenamento jurídico que trouxeram modificações importantes no campo administrativo da gestão escolar. Como relevância social observou as questões pertinentes que são desenvolvidas no sistema público de ensino, tais como: questão da “democracia, dentro da concepção da democracia participativa, gestão democrática, formação dos gestores escolares com certificação e os desafios encontrados no decorrer da prática vivenciada pelos gestores escolares no cotidiano de uma escola pública em decorrer da Lei Municipal nº 6482/2015, que determinar as normas e diretivas organizativa do trabalho do diretor e do vice-diretor escolar. Para uma melhor análise desse processo, procurou averiguar se o processo de formação realizada antes do pleito eleitoral tem contribuído na prática desses gestores, diminuindo a sobrecarga de trabalho como no conjunto de exigências e atribuições de caráter burocráticas, administrativas e pedagógicas. O intuito maior desse trabalho caracterizou-se de forma que objetiva-se o impacto da lei nº 6482/2015, dando ciência da problemática, contribuindo para o direcionando mais aprofundado sobre os caminhos e descaminhos da política da gestão democrática na escola pública municipal de Maceió, no levantamento dessa política pública adotada na formação para os gestores escolares com certificação.
Abstract: La presente investigación se ocupó de un estudio sobre la Ley Municipal no. 6.482 / 2015 en Maceió / AL, para conocer / analizar el proceso de capacitación con certificación ofrecida por la Secretaría Municipal de Educación (SEMED), en colaboración con una institución privada, ha contribuido a la práctica de su práctica. La investigación se basó en la metodología bibliográfica, documentales y entrevistas semiestructuradas. Se utilizó la técnica de análisis de contenido adoptada por Bardin (2016), basada en la línea teórica de académicos como Bauer (2002), Mendonça (2000), Prado (2012), Paro (2001 y 2016), Araújo (2015), Saviani. (2010), Cunha (1999-2005) entre otros. Tenía como locus, el conjunto de escuelas que componen la región administrativa número 08, siendo objeto de la investigación, cinco gerentes de las escuelas de la Red de Educación Municipal de Maceió. Se vio cómo dar el proceso definido por esta legislación actual dentro del trabajo desarrollado en las escuelas de la Escuela Municipal de Maceió después de este orden legal que trajo cambios importantes en el campo administrativo de la gestión escolar. Como relevancia social, observó las preguntas pertinentes que se desarrollan en el sistema de educación pública, tales como: "democracia, dentro de la concepción de democracia participativa, gestión democrática, capacitación de gerentes escolares certificados y los desafíos encontrados durante la práctica experimentada por administradores escolares en la vida cotidiana de una escuela pública de conformidad con la Ley Municipal Nº 6482/2015, que determina las normas y directivas organizativas del trabajo del director y el subdirector. Para un mejor análisis de este proceso, buscó investigar si el proceso de capacitación realizado antes de las elecciones ha contribuido a la práctica de estos gerentes, reduciendo la carga de trabajo como el conjunto de requisitos y atribuciones burocráticas, administrativas y pedagógicas. El objetivo principal de este trabajo se caracterizó de tal manera que se objetiva el objetivo del impacto de la Ley N ° 6482/2015, sensibilizando a la ciencia sobre el problema, contribuyendo a una dirección más profunda en los caminos y desajustes de las políticas de gestión democrática en la escuela pública municipal de Maceió, en la encuesta de esta política pública adoptada en la capacitación de gerentes escolares certificados.
Palavras-chave: Lei Municipal nº 6.482/2015
Professores – Formação
Democracia
Gestão escolar
Gestão democrática
Formação com certificação
Estudio de la Ley Nº 6482/2015
Gestión democrática
Formación certificada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Marta Cristiane dos. Estudo da lei municipal nº 6.482/2015 em Maceió/AL. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14352
Data do documento: 30-set-2019
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