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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14322
Tipo: | Dissertação |
Título: | Implicações dos dispositivos de accountability para o trabalho docente na educação municipal de Maceió |
Título(s) alternativo(s): | Implicaciones de los dispositivos de accountability para el trabajo docente en la educación municipal de Maceió |
Autor(es): | Silva, Edva Emanuelle Gomes da |
Primeiro Orientador: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Lúcia Felix dos |
Resumo: | A pesquisa teve como objeto de estudo os dispositivos de accountability educacional. O seu objetivo geral foi analisar as implicações dos dispositivos de avaliação, de prestação de contas e de responsabilização para o trabalho docente na educação municipal de Maceió. Os objetivos específicos foram: caracterizar os principais dispositivos de accountability implementados no cotidiano escolar maceioense; discutir as concepções de profissionais entrevistados sobre os dispositivos de accountability materializados nas escolas; e identificar as possíveis mudanças no trabalho docente ocasionadas pelos dispositivos de accountability. A problemática que norteou a pesquisa foi expressa na seguinte questão: quais as implicações dos dispositivos de accountability para o trabalho docente realizado na educação municipal de Maceió? O caminho metodológico desenvolvido na pesquisa foi baseado na revisão de literatura, em pesquisas bibliográfica e documental, na pesquisa de campo em duas escolas municipais de Maceió, que ofertam, respectivamente, turmas de 5º e de 9º ano do ensino fundamental, as quais estão inseridas no contexto da Prova Saeb, e em entrevistas semiestruturadas com uma professora do 5º ano, um professor de Matemática do 9º ano e as coordenadoras pedagógicas que atuam nesses dois anos escolares. Os dados foram analisados a partir da técnica da Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin. O método que orientou a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético, utilizado a partir da abordagem qualitativa. Os principais resultados identificados foram: a) a utilização de sete dispositivos de avaliação, que concernem ao foco nos descritores do Saeb, à ênfase no ensino de Português e de Matemática, ao planejamento específico para o Ideb, aos simulados e aos aulões, às formações continuadas sobre o Ideb e à recomendação da Semed para a aprovação automática; b) a materialização de dois dispositivos de prestação de contas, correspondentes à divulgação dos resultados do Ideb e ao suporte da Semed para ações de melhoria no Ideb; c) a implementação de três dispositivos de responsabilização, que são a responsabilização, a cobrança por resultados do Ideb e a busca por boas notas no Ideb. A partir dos dados coletados, é possível afirmar que os dispositivos de avaliação, de prestação de contas e de responsabilização são usados pelos professores da rede municipal maceioense, com a finalidade das escolas obterem resultados positivos no Ideb. Em virtude disso, verificou-se que esses dispositivos têm ocasionado implicações para o trabalho docente, como a orientação de práticas baseadas na regulação por resultados, a responsabilização branda dos professores pelos resultados nesse indicador, e os limites à autonomia docente na organização do seu trabalho e em sua atuação profissional. |
Abstract: | La investigación tiene como objetivo estudiar los dispositivos de accountability educativa. Su objetivo general fue analizar las implicaciones de los dispositivos de evaluación, rendición de cuentas y responsabilización para el trabajo docente en la educación municipal de Maceió. Los objetivos específicos fueron: caracterizar los principales dispositivos de accountability implementados en el cotidiano escolar de Maceió; discutir las concepciones de profesionales entrevistados sobre los dispositivos de accountability materializados en las escuelas; e identificar posibles cambios en la labor docente provocados por dispositivos de accountability. El problema que guió la investigación se expresó en la siguiente pregunta: ¿cuáles son las implicaciones de los dispositivos de rendición de cuentas para el trabajo docente realizado en la educación municipal de Maceió? El camino metodológico desarrollado en la investigación se basó en una revisión de la literatura, una investigación bibliográfica y documental, y una investigación de campo en dos escuelas municipales de Maceió, que ofrecen, respectivamente, clases de 5º y 9º año de educación básica, que se insertan en el contexto de la Prueba Saeb, y en entrevistas semiestructuradas a una profesora de 5° año, una profesora de 9° año de Matemáticas y los coordinadores pedagógicos que laboran en estos dos años escolares. Los datos fueron analizados mediante la técnica de Análisis de Contenido, basada en Bardin. El método que guió la investigación fue el materialismo histórico-dialéctico, utilizado desde un enfoque cualitativo. Los principales resultados identificados fueron: a) el uso de siete dispositivos de evaluación, que se refieren al enfoque en los descriptores Saeb, el énfasis en la enseñanza de portugués y matemáticas, planificación específica para el Ideb, simulaciones y clases, capacitación continua sobre el Ideb y la recomendación de Semed para aprobación automática; b) la materialización de dos dispositivos de rendición de cuentas, correspondientes a la difusión de los resultados del Ideb y al apoyo de la Semed a las acciones de mejora del Ideb; c) la implementación de tres dispositivos de rendición de cuentas, que son la rendición de cuentas, la exigencia de resultados del Ideb y la búsqueda de buenas calificaciones en el Ideb. A partir de los datos recolectados, es posible afirmar que los dispositivos de evaluación, rendición de cuentas y rendición de cuentas son utilizados por los docentes de la red municipal de Maceió, con el objetivo de que las escuelas obtengan resultados positivos en el Ideb. Como resultado, se encontró que estos dispositivos han tenido implicaciones para el trabajo docente, como la orientación de las prácticas basadas en la regulación por resultados, la indulgente responsabilización de los docentes por los resultados en este indicador y los límites a la autonomía docente en la organización. de su trabajo y en sus actividades profesionales. |
Palavras-chave: | Educação - Accountability Instrumentos de avaliação Trabalho docente Organismo municipal de educação - Maceió (AL) Educação municipal de Maceió Accountability educativa Dispositivos de accountability Trabajo docente Educación municipal de Maceió |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Edva Emanuelle Gomes da. Implicações dos dispositivos de accountability para o trabalho docente na educação municipal de Maceió. 2024. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14322 |
Data do documento: | 1-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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