00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Reescrita de textos na escola: a singularidade da escuta pela interferência do professor
Autor(es): Silva, Regina Lúcia Buarque da
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Maria Auxiliadora
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Maria Inez Matoso
Resumo: Partindo de um lugar teórico que reconhece o sujeito enquanto ―efeito da língua e, ancorados nos estudos de Saussure (1989); Jakobson (1975); Lemos (1997,1998,2001 e 2002) e Calil (2000 e 2008), dentre outros, é que, buscando fazer uma articulação entre educação e linguagem, analisamos neste trabalho os efeitos das intervenções de uma professora no processo de reescrita de textos de três alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Maceió. Partimos da hipótese de que a dificuldade do aluno no processo escritural deve-se, em grande parte, à forma como a professora intervém em seus textos. Tomamos como categorias para análise dos dados os operadores fundamentais da linguagem ― processos metafóricos e metonímicos ― e a noção de ―escuta‖, preconizada por Lemos (2002). Metodologicamente, procedemos à coleta de dados através de observações sistemáticas de aulas, aplicação de questionários, entrevistas não–estruturadas e análise das primeiras e segundas versões dos manuscritos produzidos. Percebemos que a intervenção da professora por si só não garante a melhoria dos textos no processo de reescritura, mas, pelo contrário, pode levar o aluno a trilhar por caminhos que ele não escolheu, dando às segundas versões de seus textos um caráter imprevisível e singular. Acreditamos que este trabalho possa contribuir para que repensemos a forma como trabalhamos a relação do aluno com sua escrita no processo de produção textual, bem como a maneira como o professor intervém em seus textos, objetivando levá-lo a produzir textos coesos, coerentes e bem escritos.
Abstract: From a theoretical place that recognizes the subject as "effect of language" and anchored in the studies of Saussure (1989), Jakobson (1975), Lemos (1997,1998,2001 and 2002) and Calil (2000 and 2008), among others, that is, trying to make a link between education and language, this study analyzed the effects of interventions of a teacher in the process of rewriting the texts of three children from 6 and 9 years of elementary school, a school of the municipal school the city of Maceio. We start from the assumption that the difficulty of the student in the book is due in large part to the way the teacher spoke in his writings. We as categories for analysis the fundamental operators of the language - metaphoric and metonymic processes - and the notion of "listening" advocated by Lemos (2002). Methodologically, we proceed to collect data through systematic observation of lessons, questionnaires, unstructured interviews and analysis of the first and second versions of the manuscripts produced. We feel that the intervention of the teacher alone can not guarantee the improvement of the texts in the process of rewriting, but rather it can lead students to walk in ways that he did not choose, giving to the latter versions of their texts na unpredictability and singular. We believe that this work can help us to rethink the way we work to respect the student with his writing in the process of textual production and the way the teacher spoke in their texts aiming to take him to produce texts cohesive, coherent and well written.
Palavras-chave: Produção textual
Língua portuguesa - Escrita
Crianças – Escrita
Professores - Mediação
Textual production
Portuguese language - Written
Children – Writing
Teachers - Mediation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Regina lúcia Buarque da. Reescrita de textos na escola: a singularidade da escuta pela interferência do professor. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14307
Data do documento: 28-out-2009
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