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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14306
Tipo: | Dissertação |
Título: | O perfil e as crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL |
Autor(es): | Oliveira, Jean Marcelo Barbosa de |
Primeiro Orientador: | Pinto, Anamelea de Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Waléria de Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
Resumo: | Neste trabalho abordamos a língua inglesa como disciplina, seu ensino, formação e crenças de professores de inglês. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter investigativo, que visa identificar o perfil e as crenças de professores de escolas públicas de Educação Básica de Arapiraca-AL, para tentar compreender a atual situação do ensino de inglês no município. A pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de questionário semiestruturado e de um inventário de crenças, no período de abril a julho de 2010, e envolveu 40 (quarenta) professores, de 30 (trinta) escolas com idades entre 18 (dezoito) e 50 (cinquenta) anos. Os dados coletados revelam, dentre outras coisas, que os docentes pesquisados são graduados, 50% são especialistas em docência do ensino superior e 01 (um) é mestre; 65% revelaram que a sua formação pedagógica foi insatisfatória, requerendo a procura por escolas de idiomas para melhoria de proficiência na língua; 52,3 % dos professores acredita que o uso do livro didático é aconselhável; 91% acredita que o ensino de gramática não garante a aprendizagem de língua inglesa; 58% não participa de congressos ou seminários na área; 90,7% acredita que o professor é responsável pela motivação do aluno; para 79% a compreensão oral é a habilidade mais importante. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, que tiveram como foco de investigação a contribuição da língua estrangeira para a formação do indivíduo (Rajagopalan, 2005; Nicholls, 2001; Schultz, 2005; Leffa, 1999), em estudos sobre crenças (Barcelos, 2000, 2003, 2004, 2006; Silva, 2005; Almeida Filho, 1993, 2002, 2005; Freudenberger e Rottawa, 2004; Paiva, 2005) e em pesquisas sobre formação de professores (Almeida Filho, 2000; Paiva, 1997; Vieira-Abrahão, 1992; Moita Lopes, 1991; Gimenez, 2005). |
Abstract: | In this research we approach English Language as a school subject, its teaching and teacher training and the English Teachers’ beliefs. It is an investigative and qualitative study whose aims are analyze the profile and beliefs of English Teachers of Public Schools in Arapiraca-AL to understand the situation of the English teaching in this city nowadays. In this study as research instruments a semi-structured questionnaire and an inventory of beliefs were used. We investigate 40 (forty) English Teachers of Public Schools, of 30 (thirty) schools, between 18 (eighteen) and 50 (fifty) years from April to July of 2010. This work allowed to verifying, among others, that the teachers who participated the research are graduated, that 50% of individuals are Specialists in Teachers’ Practice, and only one has Master Degree; 65% revealed that their teacher training didn’t prepare them satisfactorily, thus they need attend Language schools to improve their proficiency; 52,3% of the teachers believe that the book is necessary in classrooms, 91% of the individuals think that only grammar teaching doesn’t become the English learning successful; 58% of them don’t attend Seminars; 90,7% of the individuals believe that the teacher is responsible by the students’ motivation; conversation is the more important skill for 79% of them. The theoretical framework was based on studies in the field of foreign language teaching/learning that focused on the contribution of the foreign language to individual qualification (Rajagopalan, 2005; Nicholls, 2001; Schultz, 2005; Leffa, 1999), beliefs (Barcelos, 2000, 2003, 2004, 2006; Silva, 2005; Almeida Filho, 1993, 2002, 2005; Freudenberger e Rottawa, 2004; Paiva, 2005) and teacher training (Almeida Filho, 2000; Paiva, 1997; Vieira-Abrahão, 1992; Moita Lopes, 1991; Gimenez, 2005). |
Palavras-chave: | Língua inglesa – Estudo e ensino Formação de Professores - Perfil Professores – Crenças Professores de inglês - Arapiraca (AL) Escola pública – Alagoas English language – Study and teaching Teacher Training - Profile Teachers – Beliefs English teachers - Arapiraca (AL) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Jean Marcelo Barbosa de. O perfil e as crenças do professor de língua inglesa das escolas públicas de educação básica do município de Arapiraca-AL. 2024. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14306 |
Data do documento: | 18-ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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