Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14297
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Entre raízes e livros: a geografia da educação escolar quilombola sob a lente do levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo |
Autor(es): | Vasconcelos, Filipe Lima |
Primeiro Orientador: | Santos Junior, Avelar Araujo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luíza Cristina Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Kinsey Santos |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso é um dos produtos de conhecimento resultante do projeto "Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), sob a liderança do Professor Dr. Avelar Araujo Santos Junior, onde tem o papel de analisar a interconexão entre Território, Cultura e Educação em comunidades quilombolas em Alagoas. A pesquisa utilizará uma abordagem histórico-materialista e dialética da educação nas comunidades quilombolas, destacando a geografia cultural como ferramenta para compreender como as dinâmicas territoriais influenciam a identidade cultural. A metodologia adotada inclui a análise geográfica da bibliografia de 2006 a 2022 sobre educação quilombola, tanto como tema principal quanto secundário. Além disso, o estudo incorpora uma visita de campo realizada pela equipe de pesquisa em uma escola dentro de uma comunidade quilombola Quilombo, localizada em Santa Luzia do Norte, Alagoas, complementando a abordagem teórica com experiências práticas. Os objetivos da pesquisa incluem avaliar o papel do território na Educação Escolar Quilombola, considerando aspectos geográficos, ambientais e culturais. A análise também busca identificar as fontes bibliográficas mais relevantes sobre o tema, destacando a evolução das pesquisas ao longo do tempo e apontando lacunas na literatura existente. O trabalho enfatiza a continuidade da pesquisa, fornecendo um ensaio bibliográfico que servirá como referencial teórico para a dissertação de mestrado, já aprovada. A dissertação pretende dar ênfase a uma comunidade específica, utilizando a escola como ponto focal para a territorialidade da comunidade. Dessa forma, o ensaio não apenas destaca as contribuições da pesquisa até o momento, mas também delineia uma trajetória futura. Ao integrar teoria, revisão bibliográfica, experiência de campo e planejamento para o mestrado, o trabalho busca uma compreensão abrangente e aprofundada da interseção entre território, cultura e educação em comunidades quilombolas em Alagoas. |
Abstract: | This course completion work is one of the knowledge products resulting from the project "Traditional Communities, Public Policies and Territorial Development", financed by the Alagoas State Research Support Foundation (FAPEAL), under the leadership of Professor Dr. Avelar Araujo Santos Junior, where he has the role of analyzing the interconnection between Territory, Culture and Education in quilombola communities in Alagoas. The research will use a historical-materialist and dialectical approach to education in quilombola communities, highlighting cultural geography as a tool to understand how territorial dynamics influence cultural identity. The methodology adopted includes the geographical analysis of the bibliography from 2006 to 2022 on quilombola education, both as a main and secondary theme. Furthermore, the study incorporates a field visit carried out by the research team at a school within a Quilombo quilombola community, located in Santa Luzia do Norte, Alagoas, complementing the theoretical approach with practical experiences. The research objectives include evaluating the role of the territory in Quilombola School Education, considering geographic, environmental and cultural aspects. The analysis also seeks to identify the most relevant bibliographic sources on the topic, highlighting the evolution of research over time and pointing out gaps in the existing literature. The work emphasizes the continuity of the research, providing a bibliographic essay that will serve as a theoretical reference for the master's thesis, already approved. The dissertation intends to emphasize a specific community, using the school as a focal point for the community's territoriality. In this way, the essay not only highlights the contributions of research to date, but also outlines a future trajectory. By integrating theory, literature review, field experience and planning for the master's degree, the work seeks a comprehensive and in-depth understanding of the intersection between territory, culture and education in quilombola communities in Alagoas. |
Palavras-chave: | Território Cultura Educação escolar quilombola – Alagoas Territory Culture Quilombola school education – Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | VASCONCELOS, Filipe Lima. Entre raízes e livros: a geografia da educação escolar quilombola sob a lente do levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14297 |
Data do documento: | 21-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entre raízes e livros_a geografia da educação escolar quilombola sob a lente do levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.