00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14271
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de genética mediado por tecnologias digitais análise a partir dos trabalhos publicados nos anais do ENPEC e ENEBIO
Autor(es): Silva, Clara Bruna Fernandes da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee2: Scanavaca, Raiza Padilha
Resumo: Diante dos crescentes avanços biotecnológicos, notícias envolvendo tópicos como transgênicos, terapia gênica, manipulação do DNA são cada vez mais comuns. Essa ampla difusão de conceitos da Genética, trazem à sociedade a necessidade de se posicionar criticamente frente a esses dilemas éticos. No entanto, o Ensino de Ciências centrado na mera transmissão de conteúdos pode não ser suficiente para superar a complexidade e nível de abstração dos conteúdos de Genética. As Tecnologias Digitais podem ser aliadas nessa problemática, pois viabilizam a visualização de processos que antes seriam apenas imaginados. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar as tendências do Ensino de Genética mediado por tecnologias digitais nas últimas doze edições do Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC) e nas últimas oito edições do Encontro Nacional de Biologia (ENEBIO) a fim de refletir sobre as possibilidades e potencialidades dessa articulação. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos anais destes eventos e, para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a genética é uma temática recorrente nos dois eventos, entretanto, sua articulação com as tecnologias digitais não é expressiva, portanto, ratifica-se a importância de ampliar as discussões acerca dessa temática a fim de garantir a alfabetização científico-tecnológica para uma sociedade engajada na tomada de decisões com responsabilidade social.
Abstract: In the face of growing biotechnological advances, news involving topics such as transgenics, gene therapy and DNA manipulation is becoming increasingly common. This widespread dissemination of genetic concepts means that society needs to take a critical stance on these ethical dilemmas. However, teaching science in a transmissive and decontextualized way may not be enough to overcome the complexity and level of abstraction of Genetics content. Digital technologies can be an ally in this problem, as they make it possible to visualize processes that were previously only imagined. With this in mind, the aim of this study was to investigate the trends in Genetics Teaching mediated by digital technologies in the last twelve editions of the National Meeting for Research and Education in Science (ENPEC) and the last eight editions of the National Biology Meeting (ENEBIO) in order to reflect on the possibilities and potential of this articulation. To do this, bibliographical survey was carried out in the annals of these events and content analysis was used to analyze the data. The results showed that genetics is a recurring theme in both events, however, its articulation with digital technologies is not expressive. Therefore, the importance of broadening discussions on this theme is ratified in order to guarantee scientific-technological literacy for a society engaged in decision-making with social responsibility.
Palavras-chave: Ensino de genética
Tecnologias digitais
Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências (ENPEC)
Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SILVA, Clara Bruna Fernandes da. Ensino de genética mediado por tecnologias digitais : análise a partir dos trabalhos publicados nos anais do ENPEC e ENEBIO. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14271
Data do documento: 6-fev-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.