Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Givaldo Oliveira dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811899043438299 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cesana, Andressa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9217101684156531 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Edcarlos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5858984457315365 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T18:20:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10 | - |
dc.date.available | 2024-09-10T18:20:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-19 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Edcarlos. A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médio. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14241 | - |
dc.description.abstract | This paper aims is to create, execute, and analyze an interactive and dynamic didactic sequence that provides the learning of fundamental concepts of trigonometry in High School. The activities of the sequence include eight Applets (mini-application) in the software GeoGebra with eight investigative activities. The methodological intervention was applied to students from the second grade of a public High School in Marechal Deodoro, AL. The study was based on the following theoretical-methodological references: Didactic Engineering by Michèle Artigue, Theory Didactical Situations by Guy Brousseau and Theory of Register of Semiotic Representation by Raymond Duval. The results, after the analysis of activities, show that the Applets are a didactic tool that makes the classes more dynamic, motivating the students and promoting the construction of conjectures, proprieties and trigonometric relations. The educational products of this dissertation are a CD and a blog with the didactical sequence was developed, applied and analyzed, involving trigonometric relations with the use of GeoGebra, that may be used by teachers and students from High School. The CD is attached to this dissertation and the blog is available in: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra (Software) | pt_BR |
dc.subject | Applet | pt_BR |
dc.subject | Blog | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics – Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal a criação, a execução e a análise de uma sequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem dos conceitos fundamentais da trigonometria no ensino médio. As atividades da sequência incluem oito Applets (mini-aplicações) no software GeoGebra juntamente com oito atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Marechal Deodoro, AL. Tomou-se como base os seguintes referenciais teórico-metodológicos: Engenharia Didática de Michèle Artigue, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Os resultados, após a análise das atividades, apontam que os Applets são um recurso didático que tornam as aulas mais dinâmicas, motivando os estudantes e favorecendo a construção de conjecturas, de propriedades e de relações trigonométricas. Os produtos educacionais desta dissertação são um CD e um blog com a sequência didática que foi desenvolvido, aplicado e analisado, envolvendo relações trigonométricas com o uso do GeoGebra, que podem ser utilizados pelos professores e alunos do ensino médio. O CD produzido encontra-se nos anexos desta dissertação e o endereço do blog é o seguinte: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médio.pdf | 6.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.