00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee2Cesana, Andressa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217101684156531pt_BR
dc.creatorPereira, Edcarlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5858984457315365pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T18:20:28Z-
dc.date.available2024-09-10-
dc.date.available2024-09-10T18:20:28Z-
dc.date.issued2015-11-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Edcarlos. A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médio. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14241-
dc.description.abstractThis paper aims is to create, execute, and analyze an interactive and dynamic didactic sequence that provides the learning of fundamental concepts of trigonometry in High School. The activities of the sequence include eight Applets (mini-application) in the software GeoGebra with eight investigative activities. The methodological intervention was applied to students from the second grade of a public High School in Marechal Deodoro, AL. The study was based on the following theoretical-methodological references: Didactic Engineering by Michèle Artigue, Theory Didactical Situations by Guy Brousseau and Theory of Register of Semiotic Representation by Raymond Duval. The results, after the analysis of activities, show that the Applets are a didactic tool that makes the classes more dynamic, motivating the students and promoting the construction of conjectures, proprieties and trigonometric relations. The educational products of this dissertation are a CD and a blog with the didactical sequence was developed, applied and analyzed, involving trigonometric relations with the use of GeoGebra, that may be used by teachers and students from High School. The CD is attached to this dissertation and the blog is available in: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectAppletpt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMathematics – Study and teachingpt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal a criação, a execução e a análise de uma sequência didática de caráter interativo e dinâmico que propicie a aprendizagem dos conceitos fundamentais da trigonometria no ensino médio. As atividades da sequência incluem oito Applets (mini-aplicações) no software GeoGebra juntamente com oito atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Marechal Deodoro, AL. Tomou-se como base os seguintes referenciais teórico-metodológicos: Engenharia Didática de Michèle Artigue, Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Os resultados, após a análise das atividades, apontam que os Applets são um recurso didático que tornam as aulas mais dinâmicas, motivando os estudantes e favorecendo a construção de conjecturas, de propriedades e de relações trigonométricas. Os produtos educacionais desta dissertação são um CD e um blog com a sequência didática que foi desenvolvido, aplicado e analisado, envolvendo relações trigonométricas com o uso do GeoGebra, que podem ser utilizados pelos professores e alunos do ensino médio. O CD produzido encontra-se nos anexos desta dissertação e o endereço do blog é o seguinte: http://edcarlospereira.wix.com/trigonometriaapplets.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino médio.pdf6.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.