00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: A efetividade sistêmica e a profissionalidade docente: educação comparada entre as realidades brasileira e finlandesa
Autor(es): Yabe, Marcio
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Palmeira, Lana Lisiêr de Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Madeira, Ana Isabel da Câmara Dias
metadata.dc.contributor.referee4: Parente, Cláudia da Mota Darós
metadata.dc.contributor.referee5: Aguilar, Luis Enrique
Resumo: Este é um trabalho de educação comparada sobre os sistemas educacionais brasileiro e finlandês e a profissionalidade docente, com ênfase na formação inicial dos professores. Analisa também outros fatores, tais como as principais reformas educacionais, infraestrutura dos ministérios de educação e sistemas de ensino, com recorte temporal de 1970 a 2020. Por meio do conhecimento do “outro”, do Sistema de Educação da Finlândia, objetiva-se, principalmente, a compreensão de “si mesmo”, do Sistema de Educação do Brasil, a partir da análise do pressuposto de que existe um alinhamento, uma relação mútua entre a efetividade sistêmica educacional e a profissionalidade docente, na perspectiva teórico-metodológica da Administração Educacional, com abordagem crítica a partir da Sociologia da Educação e das Teorias da Dependência (Marini, 1973) e do Sistema-mundo (Wallerstein, 2005). A ênfase do trabalho é encontrada no método comparativo, na identificação das convergências e divergências entre os diversos elementos que formam o campo da Educação das duas nações, para responder aos questionamentos norteadores. A pesquisa tem abordagem qualitativa; coleta de dados bibliográficos e documentais. Tanto a constituição federal do Brasil quanto a da Finlândia determinam que todos os seus cidadãos têm direito à Educação, contudo, enquanto o sistema educacional desse país do Norte-europeu garantiu que 100% de seus cidadãos, com 25 anos ou mais, fossem alfabetizados e 99,2% dessa população concluísse a Educação Básica, resultando em transformações sociais consideráveis e relacionadas com as reformas educacionais iniciadas na década de 1970, o Brasil ainda conta com 6% da população, com 25 anos ou mais, em situação de analfabetismo e 34% que não possuem o Ensino Fundamental. Um dos fatores pelo desempenho efetivo do sistema finlandês foi encontrado na valorização e formação inicial de seus professores. Enquanto no Brasil um professor da Educação Básica só entra em sala de aula depois de cumprir uma licenciatura com carga horária mínima de 3.200 horas, na Finlândia, um docente só pode exercer sua profissão após cumprir carga horária de 8.100 horas, entre um curso de bacharelado e outro de mestrado. O estudo conclui que há efetividade e profissionalidade do “outro”, do sistema educacional finlandês e da valorização de seus professores, não chegando à mesma inferência sobre “si mesmo”, o caso brasileiro.
Abstract: This is a comparative education work on the Brazilian and Finnish educational systems and on teaching professionalism with an emphasis on initial training. It also analyzes other factors, such as the main educational reforms, infrastructure of the ministries of education and education systems, with a time frame from 1970 to 2020. Through knowledge of the “other” and of the Finnish Education System, the main objective is to understand “oneself” and of the Brazilian Education System based on the analysis of the assumption that there is an alignment, a mutual relationship between systemic educational effectiveness and teaching professionalism, from the theoretical-methodological perspective of Educational Administration, with a critical approach from the Sociology of Education and Dependency Theories (Marini, 1973) and from the World System (Wallerstein, 2005). The emphasis of the work is found on the comparative method, on the identification of convergences and divergences between the different elements that form the field of Education of the two nations to answer the guiding questions. The research has a qualitative approach, a bibliographic and documentary data collection. Both the federal constitutions of Brazil and Finland determine that all their citizens have the right to Education, however, while the educational system of this Northern European country guaranteed that 100% of its citizens, aged 25 or over, were literate and 99.2% of this population completed Basic Education, resulting in considerable social transformations related to the educational reforms initiated in the 1970s, Brazil still has 6% of the population, aged 25 or over, in a situation of illiteracy and 34 % who do not have primary education. One of the factors for the effective performance of the Finnish system was found in the appreciation and initial training of its teachers. While in Brazil a Basic Education teacher only enters the classroom after completing a degree with a minimum workload of 3,200 hours, in Finland, a teacher can only practice his/her profession after completing a workload of 8,100 hours, which is accomplished after completing a bachelor's degree and a master's degree. The study concludes that there is effectiveness and professionalism of the “other”, of the Finnish educational system and of the appreciation of its teachers, not reaching the same inference about “the self”, which is the Brazilian case.
Palavras-chave: Educação comparada
Sistemas educacionais
Formação de professores
Purposes of education
Effectiveness of educational systems
Professionality
Teacher training
Professional appreciation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: YABE, Marcio. A efetividade sistêmica e a profissionalidade docente: educação comparada entre as realidades brasileira e finlandesa. 2024. 271 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14214
Data do documento: 31-out-2023
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