00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14195
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino coletivo de ukulele: para alunas do 2° ano do Ensino Fundamental l da escola Maple Bear - AL
Autor(es): Silva, Bruno Araújo
Primeiro Orientador: Fireman, Milson Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Débora Borges da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Flávio Ferreira da
Resumo: Este trabalho relata uma prática de ensino, com crianças de oito anos, realizado com uma turma do 2º ano do ensino fundamental I, da instituição bilíngue Maple Bear, AL, no ano de 2018. O objetivo foi de sintetizar um material didático a fim de ensinar o ukulele coletivamente na escola, contribuindo como mais uma ferramenta para o ensino de música, inovador em Maceió. A relevância está na proposta de ser um instrumento ideal para uma criança, pelas suas características e fácil manuseio. As práticas foram de projeções de acordes simples, dando a possibilidade de tocar um pequeno repertório infantil de músicas em inglês e português, com introdução concomitante de pequenas melodias conhecidas e do canto popular por meio da tablatura. No final das atividades elas executaram razoavelmente bem as músicas do repertório. Chegou-se à conclusão que o instrumento é uma ótima ferramenta para ensinar música para as crianças, tendo em vista novas pesquisas de desenvolvimento no instrumento como a introdução da leitura musical.
Abstract: This paper reports a teaching practice with eight year old children, carried out with students from the 2nd year of elementary school I, from the bilingual institution Maple Bear, AL, in the year 2018. The objective was to synthesize a didactic material in order to to teach ukulele collectively at school, contributing with another tool for teaching music, innovative in Maceió. Its relevance lies in the proposal of the musical instrument, being ideal for a child, due to its characteristics and easy handling. The practices were of simple chord projections, giving the possibility of playing a small children's repertoire of songs in English and Portuguese, also introducing small known melodies and popular singing through tablature. At the end of the activities they performed reasonably well the songs in the repertoire. Coming to the conclusion that the instrument is a great tool to teach music to children, in view of new research development in the instrument as the introduction of music reading.
Palavras-chave: Ukulele
Música - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Alunas - Escola Maple Bear – Alagoas
Music - Study and teaching
Elementary education
Students - Maple Bear School – Alagoas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Música - Licenciatura
Citação: SILVA, Bruno Araújo. O ensino coletivo de ukulele: para alunas do 2° ano do Ensino Fundamental l da escola Maple Bear - AL. 2024. f. 34. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Música, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14195
Data do documento: 30-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino coletivo de ukulele para alunas do 2° ano do Ensino Fundamental l da escola Maple Bear - AL.pdf730.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.