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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14182
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologia assistiva nas aulas de educação física escolar para estudantes com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Silva, Marcus Vinícius da |
Primeiro Orientador: | Pereira, Maria Aparecida Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Maria Dolores Fortes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Magalhães, Luciana de Oliveira Rocha |
Resumo: | A experiência de escutar os professores nos leva a perceber repetições de discursos que dizem algo de uma formação do professor, da qual fazem parte esses sujeitos. Este estudo tem o objetivo principal de conhecer o uso de Tecnologia Assistiva - TA com alunos com TEA na Educação Básica, com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC aplicados a estudantes diagnosticado com transtorno do espectro autista - TEA. Seus objetivos específicos consistem verificar se o uso das TA consta das aulas de Educação Física, propor atividades de TIC, utilizando as TA pensando na formação de professores para inclusão do público estudado, observar a prática pedagógica dos professores EF identificando o uso de TA para alunos com TEA. O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa são professores de Educação Física (EF) do Ensino Fundamental, tendo como instrumentos para este estudo: a observação, o planejamento do professor e a entrevista de semiestruturado. Assim para a realização deste estudo, foram selecionadas 3 escolas da rede municipal de Maceió. Para o estudo da análise dos dados, optou-se pela análise do conteúdo Os resultados deste estudo visa contribuir para ampliar o conhecimento dessas metodologias de práticas com tecnologias, visando à efetiva inclusão, não só dos estudantes com TEA, mas de qualquer estudante que necessite de estratégias metodológicas específicas fundamentadas e adequadas às suas realidades para facilitar a aprendizagem. Participaram da pesquisa três professores de EF que atuavam na escola e que tinham ou já tiveram em suas turmas estudantes com autismo. Para coletar os dados, foram utilizados: observação, entrevista semiestruturada, reformulação do planejamento do professor, diário de campo das sessões reflexivas sobre a adaptação da formação dos professores, desenvolvido em quinze encontros. Por meio da metodologia de pesquisa escolhida, estabeleceu-se uma parceria entre pesquisador e professores. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com uma categorização temática conforme os objetivos específicos do trabalho. Com a análise dos dados constatou-se que não existiu formação continuada na área da educação física há mais de 10 anos. Além disso, notou-se que, mesmo diante das dificuldades, os professores buscavam construir estratégias inclusivas com TA, mas ainda com base em experiências e formações anteriores e depois da capacitação do pesquisador sobre a área do conhecimento em TA. A pesquisa-ação possibilitou o desenvolvimento de novas experiências corporais inclusivas, a união dos professores e o envolvimento de outros profissionais da área da educação na escola. Diante disso, realizou-se uma capacitação de formação continuada em serviço a favor da inclusão de estudantes com TEA. Sugere-se que este trabalho possa ser ampliado entre outros docentes de Educação Física da cidade de Maceió-AL, tanto de escolas públicas quanto privadas, para ampliar o conhecimento dessas metodologias de práticas corporais, visando à efetiva inclusão, não só dos alunos com autismo, mas de qualquer estudante que necessite de estratégias metodológicas específicas, fundamentadas nas tecnologias e adequadas às suas realidades para facilitar a aprendizagem. |
Abstract: | The experience of listening to teachers leads us to notice repetitions of speeches that say something about the teacher's training, of which these subjects are part. This study has the main objective of understanding the use of Assistive Technology - AT with students with ASD in Basic Education, with the use of Digital Information and Communication Technologies - TDIC for students diagnosed with autism spectrum disorder - ASD and with specific objectives Verifying whether the use of AT in Physical Education classes, propose ICT activities, using AT thinking about teacher training to include the studied public, observe the pedagogical practice of PE teachers identifying the use of AT for students with ASD. The study is based on qualitative research with an action research approach. The research subjects are Elementary School Physical Education (PE) teachers, whose instruments are: observation, teacher planning and focus group interviews. Therefore, to carry out this study, 3 schools from the Maceió municipal network were selected. For the study of data analysis, content analysis was chosen. The results of this study aim to contribute to expanding knowledge of these practical methodologies with technologies, aiming at the effective inc lusion, not only of students with ASD, but of any student who needs of specific methodological strategies based on and adapted to their realities to facilitate learning. Three PE teachers who worked at the school and who had or have had students with autism in their classes participated in the research. To collect the data, the following were used: observation, semi- structured interviews, reformulation of the teacher's planning, field diary of reflective sessions on the adaptation of teacher training, developed in fifteen meetings. Through the chosen research methodology, a partnership was established between researcher and teachers. To analyze the data, content analysis was used, with a thematic categorization according to the specific objectives of the work. Data analysis revealed that there had been no continuing training in the area of physical education for more than 10 years. Furthermore, it was noted that, even in the face of difficulties, teachers sought to build inclusive strategies with AT, but still based on previous experiences and training and after training the researcher in the area of knowledge in AT. Action research enabled the development of new inclusive bodily experiences; the union of teachers; and the involvement of other education professionals in the school. In view of this, continued in service training was carried out in favor of the inclusion of students wit h ASD. It is suggested that this work can be expanded among other Physical Education teachers in the city of Maceió-AL, both from public and private schools, to expand knowledge of these body practice methodologies, aiming at effective inclusion, not only of students with autism , but for any student who needs specific methodological strategies based on technologyand adapted to their realities to facilitate learning. |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista Tecnologia assistiva Educação física adaptada Inclusão (Educação). Autism Spectrum Disorder Assistive Technology Adapted Physical Education Inclusion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Marcus Vinícius da. Tecnologia assistiva nas aulas de educação física escolar para estudantes com transtorno do espectro autista. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14182 |
Data do documento: | 20-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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