00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Teaching mathematics to the visually impaired in Brazil in higher education institutions
Autor(es): Mota, Maria Janaina Silva
Primeiro Orientador: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Vanessa Lucia da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Juliana Roberta Theodora de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de promover uma reflexão sobre o ensino de matemática para deficientes visuais no ensino superior, também analisar como os futuros docentes estão sendo preparados para lidar com o ensino de matemática para alunos portadores de deficiências visuais e que métodos ou estratégias podem ser abordados. A busca por recursos didáticos adequados para possibilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiências visuais. E como estão sendo amparados perante a Constituição Brasileira. Com os avanços tecnológicos a educação de deficientes visuais também tem avançado e o professor precisa buscar novas metodologias para aprimorar sua aula, novos métodos de ensinar a matemática de maneira compreensível.
Abstract: This paper aims to promote a reflection on the teaching of mathematics to visually impaired students in higher education, also to analyze how future teachers are being prepared to deal with the teaching of mathematics to visually impaired students and what methods or strategies can be addressed. The search for appropriate teaching resources to enable the development of students with visual impairments. And how they are being protected by the Brazilian Constitution. With technological advances, the education of visually impaired students has also advanced and the teacher needs to look for new methodologies to improve his class, new methods to teach mathematics in an understandable way.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Deficiência visual - Brasil
Ensino superior
Educação inclusiva
Mathematics - Study and teaching
Visual impairment - Brazil
Higher education
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: MOTA, Maria Janaina Silva. Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14179
Data do documento: 15-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de matemática para deficientes visuais no Brasil em instituições de ensino superior.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.