00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321776711537016pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Érica Xavier de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768990937909522pt_BR
dc.creatorIzaquiel, Sthephanie Santos-
dc.date.accessioned2024-09-05T12:33:10Z-
dc.date.available2024-09-04-
dc.date.available2024-09-05T12:33:10Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationIZAQUIEL, Sthephanie Santos. O mapa do turismo brasileiro e a caracterização de municípios alagoanos classificados como “A” e “D”. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14175-
dc.description.abstractTourism can mean the movement of one or more people from their place(s) of origin, for a determined period of time, with different purposes, whether domestic (in the country) or international (outside the country of origin), in different categories (leisure, cultural, adventure, gastronomic, business, religious, among others) and focused on experiences, but always related to the services and/or products offered. For this study, the objective is to characterize municipalities in Alagoas state classified as “A” and “D”, using the Tourism Map as a oficial parameter. The guiding theory was based on the following themes about tourism: attractions and infrastructure. The methodological design characterizes the study as a qualitative approach, whose data - all secondary - collected were from websites and portals that deal with tourism and its scope, within the classification of the Tourism Map that goes from “A” (tourism infrastructure plus well classified) to “E” (lowest level of qualification), two municipalities were intentionally selected: one “A” (Maceió) - where there are few municipalities in this stratum - and another “D” (Paripueira) - stratum of the majority of municipalities in Alagoas . The results indicate that the main factor that motivates the differences between being “A” or “D” is the tourist infrastructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismo - Alagoaspt_BR
dc.subjectInfraestrutura turística - Alagoaspt_BR
dc.subjectMapa do turismo brasileiropt_BR
dc.subjectMunicípios alagoanos - classificação turísticapt_BR
dc.subjectTourism mappt_BR
dc.subjectTourist infrastructurept_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleO Mapa do Turismo brasileiro e a caracterização de municípios alagoanos classificados como “A” e “D”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO turismo pode significar o deslocamento de uma ou mais pessoas do(s) seu(s) local(is) de origem, por tempo determinado, com diferentes propósitos, seja doméstico (no país de origem) ou internacional (para fora do país de origem), em diferentes categorias (lazer, cultural, aventura, gastronômico, negócios, religioso, entre outros) e voltado às experiências, mas sempre envolto aos serviços e/ou produtos ofertados. Para este estudo, o objetivo é caracterizar municípios alagoanos classificados como “A” e “D”, tendo como parâmetro oficial o Mapa do Turismo. A teoria norteadora foi baseada nos seguintes temas sobre turismo: atrativos e infraestrutura. Já o delineamento metodológico caracteriza o estudo como de abordagem qualitativa, cujos dados coletados - todos secundários - foram de sites e portais que abordam sobre turismo e seu recorte, dentro da classificação do Mapa do Turismo que vai de “A” (infraestrutura do turismo mais bem classificada) à “E” (menor grau de qualificação), intencionalmente selecionou dois municípios: um “A” (Maceió) - onde há poucos neste estrato - e outro “D” (Paripueira) - estrato da maioria dos municípios alagoanos. Os resultados indicam que o fator principal que motiva as diferenças entre ser “A” ou “D” é de fato a infraestrutura turística.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O mapa do turismo brasileiro e a caracterização de municípios alagoanos classificados como “A” e “D”.pdfO mapa do turismo brasileiro e a caracterização de municípios alagoanos classificados como “A” e “D”1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.