Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14160
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Rio Largo: urbanização, inundação e o ensino de geografia. |
Título(s) alternativo(s): | Rio Largo: urbanization, flooding and geography teaching |
Autor(es): | Santos, José Alexio Gomes dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Simone Affonso da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Marisco, Luciane Maranha de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Kinsey Santos |
Resumo: | O processo de urbanização do território brasileiro se intensificou em meados do século XX, em parte, associado ao desenvolvimento do processo de industrialização. Notese que a urbanização brasileira ocorreu de forma acelerada e desordenada, desencadeando vários problemas urbanos, presentes ainda no panorama atual. Dentre os mais evidentes é possível destacar as ocupações irregulares em áreas de risco - como os aglomerados urbanos situados próximo à área da várzea de um rio -, que tendem a acarretar sérias consequências socioambientais. A temática das inundações aliada à urbanização precária é um tópico que compõe o currículo da Geografia, sendo, portanto, crucial analisá-lo e debatê-lo no âmbito acadêmico, escolar e social. Dessa maneira, será apresentado nesta monografia o estudo de caso da cidade de Rio Largo, localizada no estado de Alagoas, levando-se em consideração sua urbanização precária, a inundação ocorrida no ano de 2010 e o cenário crítico após este evento, cujas sequelas ainda são perceptíveis na atualidade. Defendemos que o uso de estudos casos na sala de aula e, mais especificamente, nas aulas de Geografia, se apresenta como uma proposta metodológica de ensino pertinente. Assim, sugerimos a realização de trabalho de campo, acompanhada da aplicação de questionário, da realização de entrevistas e da posterior elaboração de produtos diversificados, conforme os exemplos e modelos apresentados. Por meio desses procedimentos de investigação os alunos poderão desenvolver um olhar crítico, criativo e autônomo voltado à análise da problemática das inundações em áreas urbanas de risco. Por conseguinte, definimos como questão central da investigação: Como desenvolver uma metodologia de ensino, baseada na construção de projetos, que aborde os assuntos da urbanização precária e das inundações com base em estudo de caso e que possa ser trabalhada nas aulas de Geografia? Definese como objetivo geral da monografia: apresentar uma metodologia de ensino para o componente curricular de Geografia, sendo pautada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa com caráter analítico e propositivo. A partir dos resultados obtidos, mediante ao contato das fontes primárias e secundários, bem como os roteiros de trabalho de campo desenvolvidos, consideramos que, a referida proposta de ensino cumpriu o objetivo de sistematizar os temas de urbanização e inundação, trazendo subsídios de como trabalhar com os respectivos fenômenos em sala de aula, seguindo as etapas destacadas no planejamento pedagógico, aqui evidenciadas. Concluímos que nossa proposta favorece a autoconstrução dos alunos envolvidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa realizado no âmbito escolar, de maneira que eles leiam e interpretem o mundo com base em olhares direcionados para os problemas presentes no espaço geográfico. Ademais, nossa proposta auxilia o processo avaliativo por parte dos professores, já que possibilita incluir novos instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, para além daqueles já tradicionais. |
Abstract: | The urbanization process of the Brazilian territory intensified in the mid-twentieth century, partly associated with the development of the industrialization process. Note that the Brazilian urbanization occurred in an accelerated and disorderly way, triggering several urban problems, still present in the current panorama. Among the most obvious are irregular occupations in risk areas - such as urban settlements located near river floodplains - which tend to have serious socio-environmental consequences. The theme of floods associated with precarious urbanization is a topic that makes up the Geography curriculum, and it is therefore crucial to analyze and debate it in the academic, school, and social spheres. Thus, this monograph will present the case study of the city of Rio Largo, located in the state of Alagoas, taking into account its precarious urbanization, the flood that occurred in 2010 and the critical scenario after this event, whose sequels are still perceptible today. We argue that the use of case studies in the classroom and, more specifically, in Geography classes, presents itself as a pertinent teaching methodological proposal. Thus, we suggest conducting field work, accompanied by the application of a questionnaire, interviews, and the subsequent elaboration of diversified products, according to the examples and models presented. Through these research procedures, students will be able to develop a critical, creative and autonomous look at the analysis of the problem of flooding in urban risk areas. Therefore, we defined as the central research question: How to develop a teaching methodology, based on the construction of projects, that approaches the issues of precarious urbanization and flooding based on case studies and that can be worked on in Geography classes? The general objective of this monograph is to present a teaching methodology for the Geography curricular component, based on the development of a research project with an analytical and propositional character. From the results obtained, through the contact of primary and secondary sources, as well as the fieldwork scripts developed, we consider that this teaching proposal met the objective of systematizing the themes of urbanization and flooding, bringing subsidies on how to work with the respective phenomena in the classroom, following the steps highlighted in the pedagogical planning, evidenced here. We conclude that our proposal favors the self-construction of the students involved in the development of the research project carried out at school, so that they read and interpret the world based on looks directed to the problems present in the geographic space. Moreover, our proposal helps the teachers' evaluation process, since it makes it possible to include new evaluation instruments in the teachinglearning process, besides the traditional ones. |
Palavras-chave: | Urbanização - Brasil Área de risco - Inundações(Rio Largo (AL) Estudo de caso - (Rio Largo, AL) Ensino de Geografia Métodos de ensino Urbanization - Brazil Risk area - Floods (Rio Largo, AL) Case Study - (Rio Largo, AL) Geography Teaching Teaching methods |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, José Alexio Gomes dos. Rio Largo: urbanização, inundação e o ensino de Geografia. 2024. 122. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14160 |
Data do documento: | 12-set-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RIO LARGO URBANIZAÇÃO INUNDAÇÃO E O ENSINO DE GEOGRAFIA -.pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.