00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612101090683256pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, Heliane de Almeida Lins-
dc.creatorPessoa, Beatriz Maria Santos-
dc.date.accessioned2024-09-02T20:00:58Z-
dc.date.available2024-09-02-
dc.date.available2024-09-02T20:00:58Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationPESSOA, Beatriz Maria Santos. Revisão integrativa: ações interventivas de prevenção da violência contra crianças e adolescentes junto às famílias e/ou responsáveis. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14124-
dc.description.abstractIntroduction: Violence is a complex and multicausal phenomenon that affects all segments of society, including children and adolescents, causing harm to physical and psychological development. Given this, preventive measures at primary, secondary and tertiary levels must be planned and executed and it should include family participation. Goals: The maingoalof this study was to analyze academic productions about interventional actions of prevention of violence against children and teenagers including families and/or caregivers. The specific goals were: a) to identify which strategies and methodologies are used in interventions; in which contexts and spaces they occur; who is the participating public; b) to present atwhich levels of prevention (primary, secondary and/ortertiary)these intervention action stake place. Methods: This is an integrative review of the literature.These arch for academic productions was carried out in the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da CAPES and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases. After going through all the methodological stages of the integrative review, the selected productions were submitted to thematic content analysis. Results: 13 scientific articles were selected and three thematic categories were elaborated: Interventions at primary level; Interventions at secondary level; Interventions at tertiary level. Final considerations: Among the interventive actions with families and/or care givers to prevent violence,it was noted the predominance of interventions at the tertiary level of prevention and the need for investments at the primary and secondary levels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.subjectadolescentespt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjectprevençãopt_BR
dc.subjectviolencept_BR
dc.subjectchildrenpt_BR
dc.subjectteenagerspt_BR
dc.subjectfamilypt_BR
dc.subjectpreventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleRevisão integrativa ações interventivas de prevenção da violência contra crianças e adolescentes junto às famílias e ou responsáveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A violência é um fenômeno complexo e multicausal que atinge todos os segmentos da sociedade, inclusive crianças e adolescentes, e causa prejuízos ao desenvolvimento físico e psíquico. Diante disso, estratégias preventivas nos níveis primário, secundário e terciário devem ser planejadas e executadas e precisamincluiraparticipaçãoda família. Objetivos: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as produções acadêmicas sobre ações interventivas de prevenção da violência contra crianças e adolescentes junto às famílias e/ou responsáveis. Os objetivos específicos foram: a) identificar quais são as estratégias e metodologias utilizadas nas intervenções; em quais contextos e espaços elas ocorrem;queméopúblicoparticipante;b)apresentaremquaisníveisdaprevenção(primário, secundário e/outerciário)essasaçõesinterventivasestãoinseridas.Métodos:Trata-sedeuma revisão integrativa da literatura. A buscadasproduçõesacadêmicasfoirealizadanasbasesde dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da CAPES e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Após passarem por todas as etapas metodológicas da revisão integrativa, as produções selecionadas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: Foram selecionados 13 artigos e elaboradas três categorias temáticas: Intervenções na prevenção primária; Intervenções na prevenção secundária; Intervenções na prevenção terciária. Considerações finais: Entre as ações interventivas de prevenção da violência junto às famílias e/ou responsáveis notou-se a predominância de intervenções no nível terciário de prevenção e a necessidade de investimentos nos níveis primário e secundário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.