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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14111
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso das geotecnologias no ensino da Geografia |
Autor(es): | França, Maria Zenilda Dionízio de |
Primeiro Orientador: | Fechine, José Alegnoberto Leite |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Kléber Costa da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Rogéria de Souza |
Resumo: | Este trabalho objetivou apresentar as metodologias usadas pelos professores durante suas aulas cartográficas, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. Essa pesquisa se justifica a partir das experiências vivenciadas durante o período de estágio supervisionado, ocorrido no momento de pandemia, em que verificamos a fragilidade das aulas no que se refere à cartografia. A metodologia foi a qualitativa, com estudo empírico. Como instrumento de coleta de dados usamos o questionário junto a dois professores de Geografia e aplicamos atividades com alunos do 6o e 9o anos do Ensino Fundamental. A partir dos resultados da pesquisa, defendemos que o uso de diferentes recursos didáticos pelos professores contribui para que as aulas de cartografia sejam atrativas e despertem nos alunos o gosto pelo aprender, tornando-os mais ativos, participativos, críticos e protagonistas de sua aprendizagem. |
Abstract: | This work aimed to present the methodologies used by teachers during their cartographic classes, in the final years of Elementary School, at a public school in the municipality of Delmiro Gouveia, in the interior of Alagoas. This research is justified from the experiences lived during the supervised internship period, which took place at the time of a pandemic, in which we verified the fragility of the classes with regard to cartography. The methodology was qualitative, with an empirical study. As a data collection instrument, we used the questionnaire with two Geography teachers and applied activities with students from the 6th and 9th grades of Elementary School. Based on the research results, we argue that the use of different teaching resources by teachers contributes to making cartography classes attractive and awakening in students a taste for learning, making them more active, participatory, critical and protagonists of their learning. |
Palavras-chave: | Geografia Cartografia Educação Ensino de Cartografia Ensino fundamental Ensino e aprendizagem Geotecnologias Metodologias Cartography Methodologies Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | FRANÇA, Maria Zenilda Dionízio de. Uso das geotecnologias no ensino da Geografia. 50 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14111 |
Data do documento: | 18-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Uso das geotecnologias no ensino da Geografia.pdf | 815.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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