00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14073
Tipo: Dissertação_Produto Educacional
Título: Nanotecnologia e meio ambiente para a promoção de alfabetização científica para sociedade
Autor(es): Soares, Carla Juliana Silva
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Meneghetti, Mario Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Dimas José da Paz
Resumo: Os temas transversais na educação têm como objetivo central a compreensão e construção da realidade social, abordando os direitos e responsabilidades associados à vida individual e coletiva. Nesse contexto, a alfabetização científica emerge como um caminho fundamental para a compreensão e construção dessa realidade, tendo como base a química, uma ciência central. A pesquisa realizada teve como principal objetivo investigar as potencialidades e limitações das temáticas Nanotecnologia e Meio Ambiente, à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) presentes nos livros didáticos da coleção "Química Ser Protagonista" (QSP), utilizados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2012 a 2021. O percurso metodológico incluiu uma revisão abrangente do estado da arte, com a perspectiva de avaliar os respectivos métodos de ensino e aprendizagem relacionados à Nanotecnologia e ao Meio Ambiente. Consideraram-se os enfoques das pesquisas publicadas e os sujeitos envolvidos nos últimos 10 anos em 20 periódicos brasileiros. Os resultados da análise da coleção QSP revelaram 1.473 ocorrências de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC), sendo 1.377 (93,5%) para Meio Ambiente e 96 (6,5%) para Nanotecnologia. A discrepância no quantitativo entre as duas temáticas foi evidente, com a temática de Nanotecnologia sendo praticamente inexistente em alguns IAC, configurando um ponto negativo na coleção. A análise do panorama científico nos últimos 10 anos também revelou desafios, com apenas 8 publicações entre os 20 periódicos analisados relacionando o ensino de Nanotecnologia à Química. Em contrapartida, a temática de Meio Ambiente apresentou uma quantidade significativa de publicações, com 656 registros nos últimos 10 anos e com ocorrências em todos os indicadores, apesar de lacunas ainda existentes nos indicadores "criar" e "atuar". De forma geral, constatou-se a presença de um grande número de questões contextualizadas nos materiais analisados, mas a ausência de questões que permitam ao aluno ter um posicionamento ativo para ambas as temáticas. Diante do contexto exposto, o produto educacional desenvolvido nesta dissertação é um livro didático intitulado "Nanotecnologia e Meio Ambiente", com foco direcionado a alunos da educação básica e ao ensino de química. O propósito do livro é preencher as lacunas encontradas na pesquisa realizada, buscando proporcionar aos estudantes um estudo amplo sobre as temáticas de Nanotecnologia e Meio Ambiente, além de trabalhar de forma efetiva as habilidades dos indicadores de alfabetização científica. Para validar o material, realizou-se uma avaliação com 5 indivíduos especializados na temática ou com experiência na educação básica. Os resultados dessa análise foram positivos, considerando o produto educacional adequado e uma valiosa ferramenta para o estudo das referidas temáticas, de modo a impulsionar o desenvolvimento das habilidades de alfabetização científica, conforme estabelecido como um dos objetivos principais para esse livro didático.
Abstract: The cross-cutting themes in education have as their central objective the understanding and construction of social reality, addressing the rights and responsibilities associated with individual and collective life. In this context, scientific literacy emerges as a fundamental path for the understanding and construction of this reality, with chemistry serving as a central science. The research conducted had as its main objective to investigate the potentialities and limitations of the themes Nanotechnology and Environment, in light of the Scientific Literacy Indicators (IAC) present in the textbooks of the collection "Chemistry as Protagonist" (QSP), used in the National Textbook Program (PNLD) between the years 2012 to 2021. The methodological journey included a comprehensive review of the state of the art, with the perspective of evaluating the respective teaching and learning methods related to Nanotechnology and the Environment. The focus of published research and the subjects involved in the last 10 years in 20 Brazilian journals were considered. The results of the analysis of the QSP collection revealed 1,473 occurrences of Scientific Literacy Indicators (IAC), with 1,377 (93.5%) related to the Environment and 96 (6.5%) to Nanotechnology. The discrepancy in quantity between the two themes was evident, with the Nanotechnology theme being virtually nonexistent in some IAC, constituting a negative point in the collection. The analysis of the scientific landscape in the last 10 years also revealed challenges, with only 8 publications among the 20 journals analyzed relating the teaching of Nanotechnology to Chemistry. On the other hand, the theme of the Environment presented a significant number of publications, with 656 records in the last 10 years and occurrences in all indicators, despite gaps still existing in the "create" and "act" indicators. Overall, there was a presence of a large number of contextualized questions in the materials analyzed, but an absence of questions that would allow the student to take an active stance on both themes. Given the context presented, the educational product developed in this dissertation is a textbook entitled "Nanotechnology and Environment," with a focus on basic education students and chemistry education. The purpose of the book is to fill the gaps found in the research conducted, seeking to provide students with a comprehensive study of the themes of Nanotechnology and the Environment, as well as effectively addressing the skills of scientific literacy indicators. To validate the material, an assessment was conducted with 5 individuals specialized in the theme or with experience in basic education. The results of this analysis were positive, considering the educational product suitable and a valuable tool for the study of the aforementioned themes, in order to promote the development of scientific literacy skills, as established as one of the main objectives for this textbook.
Palavras-chave: Educação básica
Química - Estudo e ensino
Produto educacional
Livro didático
Basic education
Chemistry - Study and teaching
Educational product
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SOARES, Carla Juliana Silva. Nanotecnologia e meio ambiente para a promoção de alfabetização científica para sociedade. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14073
Data do documento: 29-nov-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nanotecnologia e meio ambiente para a promoção de alfabetização científica para sociedade.pdf2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.