00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Ângelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Malta, Valeria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.creatorFerreira, Rosival Victor Barros.-
dc.date.accessioned2024-08-22T19:24:56Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T19:24:56Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rosival Victor Barros. Abordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAM. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14062-
dc.description.abstractChemistry teaching for a long time was applied in the classroom, limited to concepts, nomenclatures and formulas, without being related to the students' daily lives. This caused the chemistry subject to be received with negativity and rejection, especially among students entering high school. Therefore, associating chemistry with social and environmental themes makes learning easy and dynamic, sparking students' interest in the subject. The objective of this work is to relate chemical concepts to everyday life, where the topic of water treatment will be addressed in light of the principles of STEAM education (Acronym in English for science, technology, engineering, arts and mathematics) as a pedagogical proposal. The methodology used was bibliographical research, with a qualitative basis, bringing as theoretical foundations D’Ambrósio (2002), Cotta (2012), which help us understand the topic. Therefore, it is essential to relate chemistry teaching to the student's daily life, as it enables critical reflection on the world around them, thinking about the social and environmental implications regarding the treatment of water for human consumption. We conclude that active methodologies, such as STEAM education, combined with innovative content contribute greatly to the educational, professional and personal growth of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação STEAMpt_BR
dc.subjectÁgua - Estações de tratamentopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSTEAM Educationpt_BR
dc.subjectWater treatmentpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAbordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino de química por muito tempo foi aplicado em sala de aula, limitado a conceitos, nomenclaturas e fórmulas, sem que esteja relacionado ao cotidiano do alunado. Isto fez a disciplina de química ser recebida com negatividade e rejeição, principalmente aos alunos ingressantes no ensino médio. Com isso, associar a química com temas sociais e ambientais torna a aprendizagem fácil e dinâmica, provocando interesse dos estudantes pela disciplina. O objetivo desse trabalho é relacionar os conceitos químicos ao cotidiano, onde será abordado o tema Tratamento de água sob a luz de princípios da educação STEAM (Sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática) como proposta pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de base qualitativa, trazendo como fundamentação teórica D’Ambrósio (2002), Cotta (2012), que nos ajudam a compreender sobre a temática. Portanto, é fundamental fazer relação do ensino de química com o cotidiano do estudante, pois possibilita uma reflexão crítica sobre o mundo que o cerca, pensando nas implicações sociais e ambientais no que diz respeito ao tratamento de água para consumo humano. Concluímos que, as metodologias ativas, como a educação STEAM, agregada a conteúdos inovadores contribui bastante para o crescimento educacional, profissional e pessoal dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem sobre o tratamento de água no ensino médio sob a luz de princípios da educação STEAM.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.