Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14035
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Elaboração de um catálogo de recursos educacionais para o ensino remoto emergencial de biologia: um relato de experiência do estágio supervisionado |
Autor(es): | Alves, Liliane Silva |
Primeiro Orientador: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nicácio, Saulo Verçosa |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Regência de Biologia realizado durante o Ensino Remoto Emergencial, ocorrido durante a pandemia causada pela COVID-19. O trabalho é classificado como de natureza básica e descritiva com abordagem qualitativa. Tem como objetivo principal descrever o processo de produção de um catálogo de recursos digitais voltado para Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação direcionado a docentes visando otimizar o ensino de Biologia no Ensino Médio através de um relato de experiência do ES de Regência em Biologia durante o ERE. São destacados os seguintes objetivos específicos da pesquisa: I) Relatar do ponto de vista do estagiário as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do ES de Regência em Biologia durante o ERE; II) Analisar como se sucedeu o ES na formação de docente Biologia no período que corresponde a pandemia causada pela COVID-19; III) Descrever a produção de um catálogo de Recursos Educacionais para o Ensino de Biologia ressaltando a importância do uso das TDIC para o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia; Os resultados foram descritos a partir de categorias usando as perspectivas de Bardin onde foi adotada uma análise categorial a servir de base para descrever as principais fases da construção do produto do ES de Regência em Biologia que se trata do catálogo de recursos digitais para Biologia no Ensino Médio e foram divididas em duas grandes seções, na qual a seção inicial trouxe sobre o Estágio Supervisionado de Regência em Biologia durante a ERE e seus entendimentos durante esse processo e a segunda sobre a descrição e resultados sobre o processo de criação do Catálogo. Tal experiência possibilitou conhecer na prática como funcionou o ERE e como fazer uso de plataformas digitais diversificadas para realização das atividades escolares. Dessa forma, o ES de Regência em Biologia proporcionou experiências de como o professor estagiário poderá se desenvolver na sua futura profissão, além de ter proporcionado reflexões sobre a importância de diferentes alternativas que enquadre as TDIC no ensino de Biologia no Ensino Médio. |
Abstract: | The present work presents an experience report of the Supervised Internship in Regency of Biology carried out during the Emergency Remote Teaching, which took place during the pandemic caused by COVID-19. The work is classified as basic in nature and descriptive type with a qualitative approach. Its main objective is to describe the process of producing a catalog of digital resources focused on Digital Information and Communication Technologies aimed at teachers to optimize the teaching of Biology in High School through an experience report of the ES of Regency in Biology during the ERE. The following specific objectives of the research are highlighted: I) To report from the trainee's point of view the experiences lived during the development of the ES of Regency in Biology during the ERE; II) Analyze how the ES succeeded in the Biology teacher education in the period that corresponds to the pandemic caused by COVID-19; III) Describe the production of a catalog of Educational Resources for Biology Teaching, highlighting the importance of using TDIC for the teaching and learning of Science and Biology; The results were described from categories using Bardin's perspectives, where a categorical analysis was adopted to serve as a basis to describe the main phases of the construction of the ES product of Regency in Biology, which is the catalog of digital resources for Biology in High School and were divided into two major sections, in which the initial section relates to the Supervised Internship of Regency in Biology during the ERE and its understandings during this process and the second one the description and results concerning the process of creating the Catalog. This experience made it possible to know in practice how the ERE worked and how to make use of diversified digital platforms to carry out school activities. Therefore, the ES of Regency in Biology provided experiences of how the trainee teacher can progress professionally in its future career, apart from providing reflections on the importance of different alternatives that conform the TDIC in the teaching of Biology in High School. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto emergencial Catálogo - Recursos digitais Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Ensino de biologia Biologia (Ensino médio) Supervised Internship (SI) Digital Information and Communication Technologies (TDIC) Learning Objects (LO) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | ALVES, Liliane Silva. Elaboração de um catálogo de recursos educacionais para o ensino remoto emergencial de biologia: um relato de experiência do estágio supervisionado. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14035 |
Data do documento: | 18-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elaboração de um catálogo de recursos educacionais para o ensino remoto emergencial de biologia um relato de experiência do estágio supervisionado.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.