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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14028
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revisão sistemática sobre evidências de boas e más práticas no contexto do ensino remoto emergencial (ERE) |
Autor(es): | Albuquerque Júnior, Otávio José Costa de. |
Primeiro Orientador: | Paiva, Ranilson Oscar Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Pinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guimarães, Almir Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barros, Petrúcio Antônio Medeiros |
Resumo: | O ensino remoto emergencial foi o nome dado ao período de adaptação do ensino presencial para uma modalidade de ensino que utilizava em sua maior parte, tecnologia da informação para o desenvolvimento de atividades educacionais que necessitavam ter continuidade durante o período da pandemia do COVID-19, devido a urgência e obrigatoriedade de haver um distanciamento social visando o bem da saúde pública. O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura a respeito das evidências de boas e más práticas que foram evidenciadas cientificamente durante o período acima mencionado. Como resultado das pesquisas iniciais 165 artigos foram encontrados e após a remoção de artigos duplicados e com a aplicação da seleção de estudos, critérios de inclusão e exclusão e análise de qualidade, restaram 33 artigos válidos para o presente trabalho. Nos resultados encontrados após a questão de pesquisa ficou evidente que as principais práticas são baseadas em melhorar a infraestrutura básica (54,54%) para os alunos conseguirem ter um acesso estável as plataformas de ensino e também ficou bastante evidente, que é necessário haver um letramento digital para professores e alunos, pois muitos relatos foram classificados como negativos durante o período em razão da falta de preparo de professores e alunos (24,24%) para lidar com a tecnologia da informação disponível. Ficou explícito que as plataformas de comunicação, Google Meet (54,54%), Whatsapp (33,33%) e Zoom (36,36%) foram essenciais para manter o contato frequente entre professores e alunos. Os fatos acima elucidados visam trazer para próximos pesquisadores, informações que sejam importantes em uma futura transição de ensino presencial para ensino remoto e também a reformulação de matrizes curriculares, buscando tornar a tecnologia da informação sempre mais presente no dia a dia de estudantes, professores e pesquisadores. |
Abstract: | Emergency remote teaching was the name given to the period of adaptation from face-to-face teaching to a teaching modality that used mostly information technology for the development of educational activities that needed to be continued during the COVID-19 pandemic, due to the urgency and need for social distancing to protect public health. This work presents a systematic review of the literature on the evidence of good and bad practices that were scientifically evidenced during the aforementioned period. As a result of the initial searches, 165 articles were found and after the removal of duplicate articles and with the application of the study selection, inclusion and exclusion criteria and quality analysis, 33 articles were valid for this work. In the results found after the research question, it was evident that the main practices are based on improving the basic infrastructure (54.54%) for students to have stable access to teaching platforms and it was also quite evident that there is a need for digital literacy for teachers and students, as many reports were classified as negative during the period due to the lack of preparation of teachers and students (24.24%) to deal with the available information technology. It was clear that the communication platforms, Google Meet (54.54%), Whatsapp (33.33%) and Zoom (36.36%) were essential to maintain frequent contact between teachers and students. The facts elucidated above aim to bring to future researchers information that is important in a future transition from face-to-face teaching to remote teaching and also the reformulation of curricular matrices, seeking to make information technology increasingly present in the daily lives of students, teachers and researchers. |
Palavras-chave: | Ensino remoto emergencial Ensino online emergencial Ensino híbrido emergencial e práticas Emergency remote teaching Emergency online teaching Emergency hybrid teaching and Practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Sistema de Informação - Bacharelado |
Citação: | ALBUQUERQUE JÚNIOR, Otávio José Costa de. Revisão sistemática sobre evidências de boas e más práticas no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14028 |
Data do documento: | 21-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENSINO A DISTÂNCIA - IC |
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