00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Viviane Romão da-
dc.date.accessioned2024-08-13T19:12:30Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-13T19:12:30Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Viviane Romão da. As atribuições do professor de história no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos - EJA: desafios e possibilidades. 2024. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14000-
dc.description.abstractThis study presents results of bibliographical studies by authors in the field of education and history, aiming to problematize some of the main responsibilities of the history teacher in the teaching-learning process of students in Youth and Adult Education-EJA. Based on the assumption that the historian teacher has great importance in the academic training of students and also of these individuals as thinking and critical citizens regarding the history of their time, in history classes the teacher allows the student to identify themselves as historical subjects within their reality. Thus, the present study aims to bring history classes to Youth and Adult Education-EJA classes, within the complex and plural context of contemporary schools, aiming to present history teaching within its challenges and possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectProfessor de históriapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem. Alunopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectHistory teacherpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs atribuições do professor de história no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos - EJA: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta resultados de estudos bibliográficos de autores do campo da educação e da história, tendo como objetivo problematizar algumas das principais atribuições do professor de história no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Partindo do pressuposto de que o professor historiador tem grande importância na formação acadêmica dos alunos e também desses indivíduos como cidadãos pensantes e críticos quanto a história do seu tempo, nas aulas de história o docente possibilita o aluno se identificar como sujeitos históricos dentro da sua realidade. Desse modo, o presente estudo visa trazer as aulas de história nas turmas de Educação de Jovens e Adultos- -EJA, dentro do contexto complexo e plural das escolas na contemporaneidade, visando apresentar à docência em história dentro dos seus desafios e possibilidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.