00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Michelle Adelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193994132989783pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Juciela Cristina dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828140324836603pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Flávia Mazzer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174744708411784pt_BR
dc.creatorSampaio, Rafael Simões-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3254866641299179pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-13T14:10:32Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2024-08-13T14:10:32Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Rafael Simões. Cadastro, mapeamento e análise de acessibilidade para pessoas com deficiência física/motora ou mobilidade reduzida: estudo comparativo entre duas avenidas em Maceió, Alagoas. 2022. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Agrimensura) – Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13962-
dc.description.abstractABSTRACT The deprivation of a portion of the population of their full right to the city is a characteristic eplicated in several Brazilian cities, depending on the region of the city in which this population is located. This is mainly due to the factors of social class and race, which are historically linked and are reflected territorially until today. This deprivation can be even more pronounced when considering some specificities of the population. A key aspect in relation to the right to the city is mobility and accessibility for people with physical disabilities or reduced mobility, making this the specificity that underlies this research. This aspect, although extremely important, presents a great lack of information and knowledge on the part of municipalities. Taking this into account, the execution of this research allowed to understand, with the help of geotechnologies, the dynamics of accessibility and its relation with the urban space, by mapping and comparing accessibility for people with physical/motor disabilities or reduced mobility on Vereador Dário Marsíglia and Doutor Antônio G. de Barros Avenues, located in the neighborhoods of Tabuleiro do Martins and Jatiúca, respectively, in Maceió. In addition, the properties facing such avenues were classified according to their type of use. The study areas were defined based on spatial analyses of income, race, infrastructure, afforestation and the presence of garbage on public streets in the city. This study revealed the racial and socioeconomic relationship in access to the city, since the regions with a mostly white population and higher income are exactly the regions contemplated with greater infrastructure, greater accessibility and, consequently, better urban mobility. Furthermore, such analyses evidenced the use of Geoprocessing, through a Geographic Information System (GIS), as essential for a more effective and inclusive territorial public management, by providing better urban planning and supporting better decision-making , optimizing the available products and services and, thus helping, the full right to the city. Keywords: Accessibility; Urban Mobility; Mapping; Urban planning; Geoprocessing; Geographic Information System (GIS).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de Informações Geográficas (SIG).pt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.titleCadastro, mapeamento e análise de acessibilidade para pessoas com deficiência física/motora ou mobilidade reduzida: estudo comparativo entre duas avenidas em Maceió, Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoRESUMO A privação de uma parcela da população do seu pleno direito à cidade é uma característica replicada em diversas cidades brasileiras, a depender da região da cidade em que essa população se encontra. Isso se dá, principalmente, pelos fatores classe social e raça, que estão historicamente ligados e são refletidos territorialmente até hoje. Essa privação pode se apresentar de forma ainda mais acentuada quando consideradas algumas especificidades da população. Um aspecto primordial em relação ao direito à cidade é a acessibilidade. Esse aspecto, embora de suma importância, apresenta uma grande falta de informação e conhecimento por parte dos municípios. À vista disso, a execução desta pesquisa permitiu compreender, com o auxílio das geotecnologias, as dinâmicas de acessibilidade e sua relação com o espaço urbano, através do mapeamento e comparação da acessibilidade para pessoas com deficiência física/motora ou mobilidade reduzida da Avenidas Ver. Dário Marsíglia e Dr. Antônio G. de Barros, localizadas nos bairros do Tabuleiro do Martins e Jatiúca, respectivamente, em Maceió. Além disso, os imóveis confrontantes com tais avenidas foram classificados quanto à sua tipologia de uso. As áreas de estudo foram definidas a partir de análises espaciais, no município, de renda, raça, infraestrutura, arborização e acúmulo de lixo. Este estudo revelou a relação racial e socioeconômica no acesso à cidade, visto que as regiões com uma população majoritariamente branca e de maior renda são exatamente as regiões contempladas com uma maior infraestrutura, maior acessibilidade e, por consequência, uma melhor mobilidade urbana. Além disso, tais análises evidenciaram o uso do Geoprocessamento, através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), como primordial para uma gestão pública territorial mais eficaz e inclusiva, ao propiciar um melhor planejamento urbano e subsidiar mais bem tomadas de decisões, otimizando os produtos e serviços disponíveis e, auxiliando assim, o pleno direito à cidade. Palavras-chave: Acessibilidade; Mobilidade Urbana; Mapeamento; Planejamento Urbano; Geoprocessamento; Sistema de Informações Geográficas (SIG).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - CECA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.