00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Noemi Mello Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484585230502652pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveir, Kamilla Mesquita-
dc.contributor.referee2Silva, José Guido Dantas Lessa da-
dc.creatorSilva, Leila Maria da-
dc.date.accessioned2024-08-12T20:03:49Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-12T20:03:49Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Leila Maria da. Na mistura do xote, do baião e do xaxado: forró, diálogos entre passos e ritmos que movimentam um corpo. 2024. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13926-
dc.description.abstractThis research is a bibliographic study that covers the historical processes of the origin of Forró in its four versions: Forró Pé de Serra or known as Traditional, Forró Universitário, Forró Eletrônico and Forró Roots. This study addresses the development of music and, consequently, the Forró dance style. Some styles were highlighted, which are part of ballroom dancing, mainly the Xote, Baião and Xaxado, while music and dance were included in the Forró party. The objective of this study was to highlight Forró as a party rhythm and as a dance, as an aspect of the cultural art of the northeastern people, aiming in this context at body movement, analyzing the dance through the techniques proposed by theorists in the area, including the use of education somatic. A method that relates to musical education created by Émile Jacques Dalcroze. We also discuss the movement elements proposed by Rudolf Laban, whose objective is to achieve body awareness and self-knowledge. In this context, I present the process of the phases of human development to connect with body perception in Forró dance and descriptions of the choreographic compositions of Forró steps. With this, I conclude the importance of knowledge of musical and bodily processes in encouraging the teaching and learning of this style of dance, and seeking to contextualize music, as an activity that is present in the northeast of Brazil, in celebrations that span only the June festivities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dança - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte do movimentopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectForrópt_BR
dc.subjectArt of movementpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleNa mistura do xote, do baião e do xaxado: forró, diálogos entre passos e ritmos que movimentam um corpopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa é um estudo bibliográfico que abrange os processos históricos da origem do Forró em suas quatro versões: Forró Pé de Serra ou conhecido como Tradicional, Forró Universitário, Forró Eletrônico e Forró Roots. Este estudo aborda o desenvolvimento da música e, consequentemente, o estilo da dança Forró. Alguns estilos foram destacados, que fazem parte da dança de salão, principalmente a modalidade do Xote, Baião e Xaxado, enquanto música e dança foram inseridas na festa Forró. O objetivo deste estudo foi destacar o Forró enquanto um ritmo de festa e enquanto dança, como aspecto da arte cultural do povo nordestino, visando neste contexto o movimento do corpo, analisando a dança através das técnicas propostas pelos teóricos da área incluindo o uso da educação somática. Um método que se relaciona com a educação musical criada por Émile Jacques Dalcroze. Abordamos também sobre os elementos de movimento propostos por Rudolf Laban, cujo objetivo é alcançar a consciência corporal e o autoconhecimento. Apresento, neste contexto, o processo das fases do desenvolvimento humano para conectar com a percepção corporal na dança Forró e as descrições das composições coreográficas dos passos do Forró. Com isto, concluo a importância do conhecimento dos processos musicais e corporais no incentivo ao ensino e a aprendizagem deste estilo de dança, e buscando a contextualização da música, como sendo uma atividade que se encontra presente no nordeste do Brasil, em celebrações que perpassam somente os festejos juninos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Na mistura do xote, do baião e do xaxado_forró, diálogos entre passos e ritmos que movimentam um corpo.pdf10.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.