00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Artigos publicados em periódicos - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, João Rodrigo Santos-
dc.creatorLima, Paulo Ricardo Silva-
dc.creatorRita, Luciana Peixoto Santa-
dc.creatorBittencourt, Ibsen Mateus-
dc.creatorSouza, Edivanio Duarte de-
dc.date.accessioned2024-08-12T14:53:14Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T14:53:14Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, J. R. S ; LIMA, P. R. S. ; RITA, L. P. S. ; BITTENCOURT, I. M. ; SOUZA E. D. Apropriação e gestão da informação como estratégias de inovação: análise a partir de perfis de empresas startups. P2P & Inovação, Brasília, v. 6, n. 2, p. 59-78, jan. 2020.pt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage59pt_BR
dc.citation.epage78pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p59-78pt_BR
dc.identifier.issn2358-7814pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13915-
dc.description.abstractThe globalization process linked to technological advancement and the popularization of new information and communication tools brought about changes in the socioeconomic context. Knowledge has assumed a fundamental role in innovative organizational processes. The appropriation and management of data and information has become essential in the definition of innovation strategies. This article aims to address the appropriation and management of information as innovation strategies based on profiles of startups. The field research, with a descriptive character and a qualitative and quantitative approach, was carried out with twenty-six startups, who participated in the Demoday, carried out from June 26 to 28, 2019, in the city of Maceió, in the State of Alagoas. These companies are characterized by their performance in different segments, by serving different target audiences and by different stages of development. Scientific findings reveal that startups seek, from the appropriation and management of information, to reach different market segments, establish a relationship with their target audience and maintain continuous development. It is considered that access to data and information gives entrepreneurs the opportunity to improve their business and develop products and services that meet the needs of their audience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIBICTpt_BR
dc.relation.ispartofP2P & INOVAÇÃOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApropriação da informaçãopt_BR
dc.subjectInovação organizacionalpt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectApropriation of informationpt_BR
dc.subjectOrganizational innovationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleApropriação e gestão da informação como estratégias de inovação: análise a partir de perfis de empresas startupspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.