00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições da escrita orgânica e dos feminismos na formação em psicologia
Autor(es): Teixeira, Marielle Giovanna da Silva
Primeiro Orientador: Junqueira, Telma Low Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Débora Brandão de Lima
Resumo: Neste artigo, enquanto discente da graduação em psicologia em uma universidade pública do nordeste brasileiro, narro vivências que constituíram o meu encontro com a escrita orgânica de Gloria Anzaldúa e a produção de conhecimento feminista. Para pensar suas contribuições, converso com as autoras, com fragmentos artísticos e dos meus diários de bordo e de escrita, feitos ao longo do percurso formativo. A autoetnografia surge como a alternativa metodológica que me permite, em primeira pessoa, trazer a minha trajetória formativa, germinada a partir das contribuições da escrita orgânica e dos feminismos, em uma perspectiva mais ampla da vivência cultural de ser uma mulher do terceiro mundo nesse processo, ciente das intersecções que marcam diferenças e produzem desigualdades. Desses afluentes, aposto na construção-rio de uma formação em psicologia corporificada e sensível, comprometida ética e politicamente com o coletivo desde uma perspectiva parcial e localizada para a produção de um cuidado em saúde que seja crítico, problematizador das desigualdades e dos marca-dores sociais, emancipador, amoroso, dialogado, humanizado, artesanal, genuinamente vivo.
Abstract: In this article, as a psychology undergraduate student at a public university in northeast of Brazil, I narrate experiences that constituted my encounter with organic writing by Gloria Anzaldúa and the production of feminist knowledge. To think about your contributions, I talk to the authors, with artistic fragments and from my logbooks and writings, made throughout the training journey. Autoethnography emerges as the alternative methodological approach that allows me, in the first person, to bring my formative trajectory, germinated from the contributions of organic writing and feminisms, in a broader perspective on the cultural experience of being a third world woman in this process, aware of the intersections that mark differences and produce inequalities. Of these affluent, I am committed to the river-construction of training in embodied and sensitive psychology, ethically and politically committed to the collective from a partial and localized perspective for the production of health care that is critical, problematizing inequalities and social markers , emancipatory, loving, dialogued, humanized, artisanal, genuinely alive.
Palavras-chave: Escrita orgânica
Ciência Feminista
Formação em Psicologia
Autoetnografia
Cuidado em Saúde
Feminist Science
Training in Psychology
Autoethnography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: TEIXEIRA, Marielle Giovanna da Silva. Contribuições da escrita orgânica e dos feminismos na formação em psicologia. 2024. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13907
Data do documento: 12-jan-2024
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