00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13901
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cia de artes presença: a formação de uma arte educadora em um projeto social
Autor(es): Gonçalves, Laís de Paiva
Primeiro Orientador: Gianini, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Ligia Helena de
Resumo: Pesquisa e análise sobre como a arte exercida dentro de comunidades periféricas com a ONG Casa do Menor São Miguel Arcanjo em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro vem ajudando desde 1986 no desenvolvimento de crianças e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social a partir do relato das minhas experiências nesta instituição. As crianças e os jovens que chegam até nós estão marcados social e psicologicamente de diversas formas e tentam preencher a vida de várias maneiras, algumas vezes de uma forma violenta. Como contribuir para o crescimento enquanto cidadãs e cidadãos? Como superar estas carências sociais? Na Casa do Menor encontramos formas de superar essas feridas, e uma delas é através da arte. Os jovens aprendem a se tornarem protagonistas de suas histórias e se empoderar em seu território que atualmente é um local de disputa. Através da arte, esses jovens têm a chance de se revelar e começar a exercer o direito à vida, à dignidade e à plena cidadania.
Abstract: Research and analysis on how art practiced within peripheral communities with the NGO Casa do Menor São Miguel Arcanjo in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro has helped since 1986 in the development of children and young people who are in situations of social vulnerability based on the report of my experiences at this institution. The children and young people who come to us are socially and psychologically marked in different ways and try to fulfill their lives in different ways, sometimes violently. How can we contribute to growth as citizens? How to overcome these social needs? At Casa do Menor we find ways to overcome these wounds, and one of them is through art. Young people learn to become protagonists of their stories and empower themselves in their territory, which is currently a place of dispute. Through art, these young people have the chance to reveal themselves and begin to exercise their right to life, dignity and full citizenship.
Palavras-chave: Significado social do teatro
Educação
Artes
Presence Pedagogy
NGO Casa do Menor
Youth Protagonism
Performing Arts Pedagogy
Social Project
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro - Licenciatura
Citação: GONÇALVES, Laís de Paiva. Cia de artes presença: a formação de uma arte educadora em um projeto social. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13901
Data do documento: 24-nov-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cia de artes presença a formação de uma arte educadora em um projeto social.pdf10.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.