00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Finger, Andrew Beheregarai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035677257870103pt_BR
dc.contributor.referee1Santa Rita, Luciana Peixoto-
dc.contributor.referee2Maehler, Alisson Eduardo-
dc.contributor.referee3Maia, Leonardo Caixeta de Castro-
dc.creatorSantos, Dayvson Cassiano Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9035910873572407pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:54:03Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T17:54:03Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Dayvson Cassiano Lima dos. Governança na gestão de compras públicas: um estudo sobre o processo de compras na Companhia Nacional de Abastecimento-Conab. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13896-
dc.description.abstractWith the publication of Law No. 13,303/16, new practices were implemented to strengthen governance in federal public companies, including changes in the purchasing process of these organizations, through the creation of a new Purchasing Regulation. In this scenario, this study analyzed the consolidation of governance mechanisms and their relationship with the administrative purchasing management of a federal public company and aimed to analyze the changes that occurred in the purchasing process of the Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, based on the implementation of new governance practices. Regarding methodological aspects, a case study with a mixed approach was used, based on qualitative and quantitative elements, using Descriptive Research, Bibliographic and Documentary Research, and data collection, with the application of a structured questionnaire to managers working in the purchasing area. of the 27 Conab Regional Superintendencies. The results indicate that, with the implementation of this new Regulation, the purchasing process at Conab showed an increase in the Transparency, Equity, Corporate Responsibility and Accountability indices, which provided an improvement in this process. The engagement of employees involved in the implementation, the obligation to comply with the standards, the similarity of the Regulation with other purchasing legislation and technology were considered factors that facilitated the implementation of this new instrument. The difficulties were the lack of qualifications of employees, resistance to change, excessive formalities and lack of interest from employees. As a suggestion for improvement, improvements in planning in the purchasing process and employee training were suggested.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectEmpresas públicaspt_BR
dc.subjectCompras públicaspt_BR
dc.subjectGestão de compraspt_BR
dc.subjectPublic procurementpt_BR
dc.subjectCorporate governancept_BR
dc.subjectPublic companiespt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleGovernança na gestão de compras públicas: um estudo sobre o processo de compras na Companhia Nacional de Abastecimento-Conabpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoCom a publicação da Lei nº 13.303/16, foram implementadas novas práticas para fortalecimento da governança nas empresas públicas federais, incluindo a mudança no processo de compras dessas organizações, a partir da criação de um novo Regulamento de compras. Nesse cenário, esse estudo analisou a consolidação dos mecanismos de governança e a sua relação com a gestão de compras administrativas de uma empresa pública federal e teve por objetivo analisar as mudanças ocorridas no processo de compras da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, a partir da implementação das novas práticas de governança. Com relação aos aspectos metodológicos, foi utilizado o estudo de caso com abordagem mista, baseando-se em elementos qualitativos e quantitativos, utilizando-se de Pesquisa Descritiva, Pesquisa Bibliográfica e Documental, e levantamento de dados, com a aplicação de questionário estruturado aos gestores que trabalham na área de compras das 27 Superintendências Regionais da Conab. Os resultados indicam que, com a implementação desse novo Regulamento, o processo de compras na Conab apresentou aumento nos índices de Transparência, Equidade, Responsabilidade corporativa e Accountability, o que proporcionou uma melhoria nesse processo. O engajamento dos colaboradores envolvidos na implementação, a obrigatoriedade do cumprimento das normas, a similaridade do Regulamento com outras legislações de compras e a tecnologia foram considerados fatores que facilitaram a implantação desse novo instrumento. As dificuldades foram a falta de qualificação dos colaboradores, a resistência a mudanças, o excesso de formalidades e a falta de interesse dos empregados. Como sugestão de melhoria, foram sugeridas a melhoria no planejamento no processo de compras e a capacitação dos colaboradores.pt_BR
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