00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Nascimento, Lívia Danielle Rodrigues do-
dc.creatorSilva, Francisco Maurício da-
dc.creatorOmena, Antônio José de-
dc.date.accessioned2024-08-08T16:56:50Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T16:56:50Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Maurício da; OMENA, Antônio José de. A geografia no ensino médio: a reforma e a BNCC em discussão. 2024. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13890-
dc.description.abstractThis article presents discussions about the High School Reform, presenting analyzes regarding the dialogue established with Geography teachers regarding the aforementioned reform. Some of the implications arising from the Secondary Education Reform sanctioned in 2017 by Michel Temer's Government, established the discipline of Geography as an integral part of the Area of ​​Applied Human and Social Sciences – CHSA. To carry out this research we used the qualitative and quantitative approach, through bibliographical research, application of questionnaires with four Geography teachers in two public schools in the state of Alagoas. The analyzes carried out within the scope of this article demonstrate the opinions of the four Geography teachers, which are not in line with the Secondary Education Reform.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectDocente de Geografiapt_BR
dc.subjectgeography teachingpt_BR
dc.subjectGeography Teacherpt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA geografia no ensino médio: a reforma e a BNCC em discussãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta discussões acerca da Reforma do Ensino Médio, apresentando análises referentes ao diálogo estabelecido com professores da disciplina Geografia a respeito da referida reforma. Algumas das implicações oriundas da Reforma do Ensino Médio sancionada em 2017 no Governo de Michel Temer, estabeleceu a disciplina de Geografia enquanto parte integrante da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHSA. Para a execução desta pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e quantitativa, através de levantamento bibliográfico, aplicação de questionários com quatro professores de Geografia em duas escolas públicas do estado de Alagoas. As análises realizadas no âmbito deste artigo demonstram as opiniões dos quatro professores de Geografia, os quais não coadunam com a Reforma do Ensino Médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A geografia no ensino médio a reforma e a BNCC em discussão.pdf475.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.