Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13881
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A EJA como um território de experiências |
Título(s) alternativo(s): | EJA as a territory of experiences |
Autor(es): | Torres, Vagna da Silva Santos, Edivania Alves dos |
Primeiro Orientador: | Padilha, Carlos Augusto de Holanda |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Silva, Jeane Félix da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Falcão, Nivaneide Alves de Melo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer as causas do retorno de jovens e adultos às salas de aula da EJA, tendo como campo de estudo uma escola pública localizada no município de Maceió. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar as causas do retorno dos estudantes de uma escola municipal de Maceió aos estudos na modalidade EJA; analisar o perfil socioeconômico e identitário desses estudantes; e identificar o trabalho educativo na EJA a partir do ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e a coleta de dados foi desenvolvida por meio de observações in loco e de um questionário aplicado com estudantes e professores da escola pesquisada. Os resultados apontam para a importância de estudos no campo da Educação de Jovens e Adultos no contexto da formação de professores de Geografia como vínculo para atuação desses profissionais na referida modalidade da educação básica. |
Abstract: | The main objective of this study is to understand the causes of young people and adults returning to EJA classrooms. The research takes place in a public school of Maceio. In order to achieve the main objective, the specific goals are: describing the causes of students returning from a city school in Maceio to studies in the EJA modality; analyzing the socioeconomic and identity profile of these students; and identifying the educational work in EJA based on Geography teaching. If was selected a qualitative methodological approach and the data survey was carried out through on-site observations and a questionnaire applied to students and teachers at the mentioned school. The results point to the importance of studies in the field of Youth and Adult Education in the specific context of Geography teacher formation as a link between these professionals and the aforementioned modality of basic education. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Ensino de geografia Estudantes de educação de jovens e adultos (Maceió, AL) Professores de educação de jovens e adultos (Maceió, AL) Youth and adult education Geography teaching Youth and adult education students (Maceió, AL) Youth and Adult Education Teachers (Maceió, AL) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | TORRES, Vagna da Silva; SANTOS, Edivania Alves dos. A EJA como um território de experiências. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13881 |
Data do documento: | 5-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A EJA como um território de experiências.pdf | 15.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.