00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13869
Tipo: Tese
Título: Política de educação em tempo integral no estado de Alagoas: uma análise do Programa Alagoano de Ensino Integral
Autor(es): Silva, Alex Vieira da
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee3: Parente, Cláudia da Mota Darós
metadata.dc.contributor.referee4: Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
Resumo: O objeto de estudo foi o Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), tendo como campo de pesquisa a escola piloto para a implantação do Programa, da 13ª Gerência Especial de Ensino (GEE), no município de Maceió. A pesquisa teve como objetivo geral investigar o Programa Alagoano de Ensino Integral, como política de educação em tempo integral para o Ensino Médio no estado de Alagoas. A questão norteadora foi: Como ocorreu o processo de formulação e implementação do Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), como política de educação em tempo integral para o Ensino Médio no estado de Alagoas? A tese defendida é a de que a formulação e a implementação do Programa Alagoano de Ensino Integral, ao tomar por base a Reforma do Ensino Médio, distorceu o princípio da formação humana integral, deixando de incluir objetivos que se contrapõem às demandas imediatistas do mercado. A metodologia desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa de campo. O método utilizado foi o estudo de caso (Yin, 2015). Os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os participantes da pesquisa foram a equipe gestora (gestora, vice-gestora, coordenadoras pedagógicas, articuladora de ensino e secretário escolar), professores do Ensino Médio Integral e do Ensino Técnico e Profissional, integrantes do Grêmio Estudantil e o Gerente Especial de Fortalecimento da Educação em Tempo Integral e Complementar (SEDUC), além dos Supervisores do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação que atuaram entre os anos de 2015 a 2021 e dos ex-gestores da escola. Utilizouse a Análise do Conteúdo como uma estratégia metodológica para tratamento dos dados. As categorias de análises foram Política Educacional, Educação em Tempo Integral, Programa Alagoano de Ensino Integral. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que: a) embora os documentos legais apresentem uma discussão, mesmo que sucinta, sobre a formação integral dos sujeitos em todas as suas dimensões, a concepção de política educacional evidenciada no PALEI corresponde à ampliação da jornada escolar, direcionada para a formação das juventudes para atender aos objetivos das avaliações externas; b) o processo de criação do PALEI está em consonância com as políticas de cunho gerencial, respaldada em considerações político-educacionais que padronizam, homogeneízam e descaracteriza a escola e suas especificidades; c) os reformadores empresariais da educação contribuíram para a formulação de políticas educacionais com vieses mercadológicos e gerencialistas, influenciando direta ou indiretamente na organização dos processos educativos; d) as normatizações e os documentos orientadores que nortearam a criação da Política de Educação em Tempo Integral no estado de Alagoas têm como fonte basilar orientações que estão em consonância com um modelo de educação pautado na lógica do capital, cujo objetivo central é reproduzir uma perspectiva de formação corporativa para o mercado de trabalho; e) as duas propostas curriculares do PALEI estão alinhadas à Reforma do Ensino Médio, seguindo suas diretrizes e orientações, as quais se distanciam de uma formação humana integral; f) os principais desafios para a implementação do PALEI são: os recursos financeiros e humanos, permanência dos estudantes na escola, tempo para o planejamento das atividades, entendimento da política entre os atores da escola. Diante dos dados apresentados, pode-se inferir que o PALEI apresenta em sua concepção e organização, princípios mercadológicos, os quais evidenciam uma formação com viés capitalista, advindo da reforma do ensino médio. A formação humana integral, a qual deveria ser o cerne da política educacional, não está na base estrutural do Programa Alagoano de Ensino Integral.
Abstract: The object of study was the Alagoan Integral Education Program (PALEI), with the research field being the pilot school for the implementation of the Program, of the 13th Special Education Management (GEE), in the municipality of Maceió. The research had the general objective of investigating the Alagoano Integral Education Program, as a full-time education policy for high school in the state of Alagoas. The guiding question was: How did the process of formulating and implementing the Alagoan Integral Education Program (PALEI) occur, as a full-time education policy for high school in the state of Alagoas? The thesis defended is that the formulation and implementation of the Alagoan Comprehensive Education Program, when based on the High School Reform, distorted the principle of integral human formation, failing to include objectives that oppose the immediate demands of the market. The methodology was developed through a qualitative approach, from the perspective of field research. The method used was the case study (author, year). The data collection instruments were document analysis, semi-structured interviews and focus groups/discussion groups. The research participants were the management team (manager, deputy manager, pedagogical coordinators, teaching coordinator and school secretary), teachers from Comprehensive High School and Technical and Professional Education, members of the Student Union and the Special Manager for Strengthening Education in Full and Complementary Time (SEDUC), in addition to the High School Supervisors of the State Department of Education who worked between the years 2015 and 2021 and the former school managers. Content Analysis was used as a methodological strategy for data processing. The analysis categories were Educational Policy, Full-Time Education, Alagoas Full-Time Education Program.The main results of the research showed that: a) although the legal documents present a discussion, even if succinct, about the integral training of subjects in all its dimensions, the conception of educational policy evidenced in PALEI corresponds to the expansion of the school day, directed for training young people to meet the objectives of external assessments; b) the PALEI creation process is in line with management policies, supported by political-educational considerations that standardize, homogenize and decharacterize the school and its specificities; c) business education reformers contributed to the formulation of educational policies with market and managerial biases, directly or indirectly influencing the organization of educational processes; d) the regulations and guiding documents that guided the creation of the Full-Time Education Policy in the state of Alagoas have as their basic source guidelines that are in line with an education model based on the logic of capital, whose central objective is to reproduce a perspective corporate training for the job market; e) PALEI's two curricular proposals are aligned with the Secondary Education Reform, following its guidelines and guidelines, which distance themselves from integral human training; f) the main challenges for implementing PALEI are: financial and human resources, students' permanence at school, time for planning activities, understanding of the policy among school actors. Given the data presented, it can be inferred that PALEI presents, in its conception and organization, marketing principles, which demonstrate a formation with a capitalist bias, arising from the reform of secondary education. Integral human formation, which should be the core of educational policy, is not at the structural basis of the Alagoan Integral Education Program.
El objeto de estudio fue el Programa de Educación Integral de Alagoas (PALEI), siendo el campo de investigación la escuela piloto para la implementación del Programa, de la 13ª gestión docente especial (GEE), en el municipio de Maceió. La investigación tuvo como objetivo general investigar el Programa de Educación Integral Alagoano, como política educativa de tiempo completo para la enseñanza media en el estado de Alagoas. La pregunta orientadora fue: ¿Cómo ocurrió el proceso de formulación e implementación del Programa de Educación Integral Alagoana (PALEI), como política de educación de tiempo completo para la enseñanza secundaria en el estado de Alagoas? La tesis defendida es que la formulación e implementación del Programa de Educación Integral Alagoana, al basarse en la Reforma de la Enseñanza Media, desvirtuó el principio de formación humana integral, al no incluir objetivos que se oponen a las demandas inmediatas del mercado. La metodología se desarrolló a través de un enfoque cualitativo, desde la perspectiva de la investigación de campo. El método utilizado fue el estudio de caso (autor, año). Los instrumentos de recolección de datos fueron el análisis de documentos, entrevistas semiestructuradas y grupos focales/grupos de discusión. Los participantes de la investigación fueron el equipo directivo (gerente, subgerente, coordinadores pedagógicos, coordinador docente y secretaria escolar), docentes de Educación Secundaria Integral y de Educación Técnica y Profesional, miembros del Sindicato de Estudiantes y la Gerencia Especial de Fortalecimiento de la Educación Integral y Complementaria. Tiempo (SEDUC), además de los Supervisores de Escuelas Secundarias de la Secretaría de Educación del Estado que laboraron entre los años 2015 y 2021 y los exdirectores escolares. Se utilizó el Análisis de Contenido como estrategia metodológica para el procesamiento de datos. Las categorías de análisis fueron Política Educativa, Educación a Tiempo Completo, Programa de Educación a Tiempo Completo en Alagoas.Los principales resultados de la investigación mostraron que: a) si bien los documentos legales presentan una discusión, aunque sucinta, sobre la formación integral de los sujetos en todas sus dimensiones, la concepción de política educativa evidenciada en PALEI corresponde a la ampliación de la jornada escolar , dirigido a la formación de jóvenes para el cumplimiento de los objetivos de las evaluaciones externas; b) el proceso de creación de PALEI está alineado con políticas de gestión, sustentadas en consideraciones político-educativas que estandarizan, homogeneizan y descaracterizan la escuela y sus especificidades; c) los reformadores de la educación empresarial contribuyeron a la formulación de políticas educativas con sesgos de mercado y de gestión, influyendo directa o indirectamente en la organización de los procesos educativos; d) las normas y documentos rectores que guiaron la creación de la Política de Educación a Tiempo Completo en el estado de Alagoas tienen como fuente básica directrices que están en línea con un modelo educativo basado en la lógica del capital, cuyo objetivo central es reproducir una perspectiva de la formación corporativa para el mercado laboral; e) las dos propuestas curriculares de PALEI se alinean con la Reforma de la Educación Secundaria, siguiendo sus lineamientos y lineamientos, que se distancian de la formación humana integral; f) los principales desafíos para la implementación de PALEI son: recursos financieros y humanos, permanencia de los estudiantes en la escuela, tiempo para planificar actividades, comprensión de la política entre los actores escolares.Teniendo en cuenta los datos presentados, se puede inferir que PALEI presenta, en su concepción y organización, principios de marketing, que demuestran una formación con sesgo capitalista, derivada de la reforma de la educación secundaria. La formación humana integral, que debería ser el centro de la política educativa, no está en la base estructural del Programa de Educación Integral de Alagoas.
Palavras-chave: Ensino em tempo integral – Programa – Alagoas
Política educacional
Educação em tempo integral – Ensino médio
Política educativa
Educación a tiempo completo
Programa de Educación Integral de Alagoas
Educational policy
Full-time education
Alagoas Integral Education Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Alex Vieira da. Política de educação em tempo integral no estado de Alagoas: uma análise do Programa Alagoano de Ensino Integral. 2024. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13869
Data do documento: 28-nov-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.