00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13854
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gramática e o ensino da língua portuguesa nas escolas brasileiras: um breve histórico
Título(s) alternativo(s): Grammar and the teaching of the portuguese language in brasilian schools: a brief history
Autor(es): Santos, Claudia Cecília Silva dos
Primeiro Orientador: Magalhães, Telma Moreira Vianna
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Jair Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinto, Charridy Max Fontes
Resumo: O artigo em destaque procura fazer um breve histórico sobre o estudo da gramática e da língua portuguesa nas escolas brasileiras por considerar que esse estudo seja essencial para que se entenda melhor os problemas que cercam o ensino contemporâneo. O objetivo desse estudo é apresentar um breve histórico do ensino da gramática nas escolas e mostrar o peso que tal ensino tem nas dificuldades em relação a sua aprendizagem pelos alunos. Na metodologia deste artigo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Foram pesquisados sites de pesquisas como: Google Acadêmico; Scientific Electronic Library Online – SciELO; Ministério da Educação – MEC; dentre outros. O trabalho inicia-se com um relato sobre o surgimento da gramatica e o seu desenvolvimento há mais de dois mil anos e sua evolução no Brasil. Ainda foi feita uma abordagem reflexiva sobre o desenvolvimento da gramática onde foi colocada em questão o papel da escola no que se refere ensinar a leitura e a escrita e destacadas as práticas de ensino da língua portuguesa em sala de aula, pois entende-se que a prática de ensino não tem alcançado efeitos tão desejados na educação. Procurou-se mostrar, também, a importância do aprendizado da língua portuguesa para os educandos. Nos resultados e discussões, foram colocados em questão alguns aspectos que norteiam a gramática e a importância de inovar no processo de ensino da língua portuguesa. Na conclusão, destacou-se que o aprendizado da língua portuguesa ainda precisa melhorar já que os alunos encontram dificuldade nesse processo de aprendizagem.
Abstract: The featured article seeks to make a brief history about the study of grammar and the Portuguese language in Brazilian schools, as it is understood that this study is essential to better understand traditional and contemporary teaching. The aim of this study is to present the evolution of grammar and teaching of the Portuguese language and its importance for students who have difficulties in their learning. In the methodology of this article was made a bibliographic search to several electronic sources that contained important subjects for the elaboration of the content, where we tried to analyze several websites of the Internet. Search sites such as Google Scholar; Scientific Electronic Library Online - SciELO; Ministry of Education - MEC; among others. The work begins with a report on the emergence of grammar and its development more than two thousand years ago, as well as its evolution in Brazil. A reflective approach was also taken to the development of grammar where the role of the school in teaching reading and writing was questioned. Also highlighted were the practices of teaching the Portuguese language in the classroom, as it is understood that the teaching practice has not achieved such desired effects on education. The importance of the Portuguese language for the students was also discussed. The results and discussions put into question some aspects that guide grammar and the importance of innovating in the process of teaching the Portuguese language. In the conclusion it was highlighted that the learning of the Portuguese language still needs to improve since the students find it difficult in this learning process.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Ensino
Gramática
Escolas brasileiras
Portuguese language
Teaching
Grammar
Brazilian schools
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: SANTOS, Claudia Cecília Silva dos. Gramática e o ensino da língua portuguesa nas escolas brasileiras: um breve histórico. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Português) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13854
Data do documento: 12-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gramática e o ensino da língua portuguesa nas escolas brasileiras - um breve histórico.pdf194.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.