Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13851
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cacuriando ideias musicais com crianças pequenas em contexto de educação infantil |
Autor(es): | Silva, Elaine Maria da |
Primeiro Orientador: | Haddad, Lenira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Freire, Ricardo José Dourado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Anjos, Cleriston Izidro dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Maria Walburga dos |
Resumo: | Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivo investigar os processos e as ideias musicais com as crianças pequenas em contexto da educação infantil, a partir das musicalidades e brincadeiras do Coco Alagoano. Trata-se de uma intervenção pedagógica com crianças fundamentada nas contribuições da teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon. Também se apoia nos conceitos da educação musical de Brito e dos saberes culturais de Santos, Martins, Vilela, Silva, entre outros. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa de Creswell, do tipo intervenção pedagógica com base em Damiani. A pesquisa foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na cidade de Maceió, AL, e teve como participantes as crianças pequenas de uma turma do Maternal II, duas professoras da sala das crianças e a coordenadora pedagógica. Para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e a coordenadora, roda de conversa com as crianças e a realização de oficinas pedagógicas musicais com o Mestre Nildo Verdelinho e a pesquisadora. Os dados gerados foram analisados por meio do método da intervenção e o método de avaliação da intervenção considerando-se os estágios da audiação preparatória de Edwin Gordon. Os encontros musicais com um mestre do Coco Alagoano enriqueceram o repertório das crianças em conhecimentos sobre linguagem musical, instrumentos e cultura local. A pesquisa revelou que as crianças aprendem música por meio de aculturação, imitação e assimilação, integrando corpo, linguagem e emoções. Isso se revelou a partir de uma organização corporal e criação de memórias musicais de ritmo, do canto e da dança necessárias para executar o coco. Além disso, a pesquisa evidenciou que a vivência do coco enquanto manifestação de cultura tradicional promove aspectos afetivos e sociais, potencializando a criatividade das crianças de maneira significativa. |
Abstract: | This research, linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Alagoas (Ufal), aims to investigate musical processes and ideas with young children in the context of early childhood education, based on musicality and games. of Coco Alagoano. This is a pedagogical intervention with children based on the contributions of Edwin Gordon's musical learning theory. It is also based on the concepts of Brito's musical education and the cultural knowledge of Santos, Martins, Vilela, Silva, among others. To this end, a Creswell qualitative approach study was carried out, of the pedagogical intervention type based on Damiani. The research was developed in a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI), in the city of Maceió, AL, and had as participants young children from a Kindergarten II class, two teachers from the children's room and the pedagogical coordinator. To generate data, semi-structured interviews were carried out with the teachers and the coordinator, conversation circles with the children and musical pedagogical workshops with Master Nildo Verdelinho and the researcher. The data generated were analyzed using the intervention method and the intervention evaluation method considering the stages of Edwin Gordon's preparatory audit. The musical encounters with a Coco Alagoano master enriched the children's repertoire with knowledge about musical language, instruments and local culture. Research has revealed that children learn music through acculturation, imitation and assimilation, integrating body, language and emotions. This was revealed through bodily organization and the creation of musical memories of rhythm, singing and dancing necessary to perform the coconut. Furthermore, the research showed that the coconut experience as a manifestation of traditional culture promotes affective and social aspects, enhancing children's creativity in a significant way. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação musical Coco (Dança) – Alagoas Cultura de tradição Child education Musical education Alagoan Coconut Tradition culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Elaine Maria da. Cacuriando ideias musicais com crianças pequenas em contexto de educação infantil. 2024. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13851 |
Data do documento: | 19-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cacuriando ideias musicais com crianças pequenas em contexto de educação infantil.pdf | 8.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.