00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13836
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de ciências para a educação inclusiva no Brasil : revisão sistêmica de literatura
Autor(es): Lima, Andresa Barbosa de
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre o Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva numa perspectiva de considerar a importância da Alfabetização Científica para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes com deficiências no Brasil. Desse modo, o trabalho busca responder de quais formas o Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva vem sendo realizado no Brasil por meio de trabalhos publicados no portal de Periódicos da CAPES. O objetivo do trabalho é apresentar uma discussão sobre as formas utilizadas por professores no Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva. O Trabalho apresenta como fundamentação teórica aspectos sobre a história da Educação Inclusiva, fatos sobre o Ensino de Ciências no Brasil junto à formação e atuação de professores de Ciências para a Educação Inclusiva e a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para com o Ensino de Ciências e a Educação Inclusiva. Para responder a problemática da pesquisa e atender simultaneamente aos objetivos estabelecidos foi utilizada como metodologia uma pesquisa qualitativa de natureza básica, com caráter exploratório e descritivo por meio da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura para obter dados sobre as formas de Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva entre 2015 a 2020. Os dados obtidos receberam tratamento por meio de análise de conteúdo e foram agrupados nas pré-categorias: principais características e referências, obstáculos do Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva e principais estratégias de Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva. Os resultados obtidos da pesquisa apontam que houve transformações na formação de professores de Ciências e que as formas utilizadas no Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva estão atreladas ao uso de materiais didáticos adaptados e condicionadas à presença de intérpretes e auxiliares de sala. Sendo assim, por meio do presente do trabalho foi possível compreender que o Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva apresenta diversas vulnerabilidades que podem comprometer a qualidade do desenvolvimento e da aprendizagem dos estudantes com deficiências e por essa razão a problemática desta pesquisa ainda deve ser objeto de estudo para os demais pesquisadores.
Abstract: The present Course Conclusion Paper deals with Science Teaching for Inclusive Education in a perspective of considering the importance of Scientific Literacy for the development and learning of students with disabilities in Brazil. In this way, the work seeks to answer in what ways Science Teaching for Inclusive Education has been carried out in Brazil through works published in the CAPES Periodicals portal. The objective of this work is to present a discussion about the forms used by teachers in Science Teaching for Inclusive Education. The work presents as theoretical foundation aspects about the history of Inclusive Education, facts about Science Teaching in Brazil along with the training and performance of Science teachers for Inclusive Education and the relationship of the National Curricular Common Base (BNCC) to Education. Science and Inclusive Education. In order to answer the research problem and simultaneously meet the established objectives, a qualitative research of a basic nature was used as a methodology, with an exploratory and descriptive character through bibliographic research of the Systematic Review of Literature type to obtain data on the forms of Science Teaching for Inclusive Education from 2015 to 2020. The data obtained were treated through content analysis and were grouped into pre-categories: main characteristics and references, obstacles in Science Teaching for Inclusive Education and main Science Teaching strategies for Inclusive Education. Inclusive education. The results obtained from the research indicate that there have been changes in the training of Science teachers and that the forms used in Science Teaching for Inclusive Education are linked to the use of adapted teaching materials and conditioned to the presence of interpreters and classroom assistants. Therefore, through the present work it was possible to understand that Science Teaching for Inclusive Education presents several vulnerabilities that can compromise the quality of development and learning of students with disabilities and for that reason the problem of this research must still be object of of study for the other researchers.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação inclusiva - Brasil
Revisão sistemática - Literatura
Science teaching
Inclusive education - Brazil
Systematic review - Literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: LIMA, Andresa Barbosa de Lima. O ensino de ciências para a educação inclusiva no Brasil: revisão sistêmica de literatura. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Universidade Federal de Alagoas, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13836
Data do documento: 15-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de ciências para a educação inclusiva no Brasil revisão sistêmica de literatura.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.