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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13830
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Teatro de mamulengo e a desconstrução de preconceito no ambiente escolar |
Autor(es): | Santos, Adjane Maria Nascimento dos |
Primeiro Orientador: | Almeida, Anderson Diego da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Ana Flávia de Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Anunciação, Washington Monteiro da |
Resumo: | O teatro de bonecos constitui uma das manifestações culturais mais antigas registradas na história da humanidade, refletindo a criatividade humana ao longo dos tempos. Desde seus primórdios até as influências dos povos asiáticos e europeus, essa forma de teatro chegou ao Brasil, incorporando uma gama diversificada de influências globalizadas. Sua introdução no país ocorreu por meio dos colonizadores, que o utilizaram como ferramenta de catequização dos povos nativos. Através dos bonecos, é possível abordar de maneira suave e objetiva certos preconceitos cordiais presentes no ambiente escolar. Partindo disto, este trabalho tem como objetivo abordar o projeto Mamulengo Capaxá, desenvolvido no ano de 2020 sob a coordenação do Prof. Dr. José Aciolli da S. Filho. O projeto utiliza o mamulengo como estudo de caso, explorando sua história e sua relevância no contexto do projeto Mamulengo Caxapá. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória, com ênfase no registro de todas as etapas do projeto de estudo e produção dos bonecos mamulengos. É importante destacar que o projeto Caxapá, por meio de sua metodologia participativa, promoveu a ampliação e discussão sobre os preconceitos enfrentados por alunos e alunas no ambiente escolar. Com isto, iremos observar o diálogo e a reflexão sobre esses temas sensíveis, contribuindo para a conscientização e a busca por uma convivência mais inclusiva e respeitosa. |
Abstract: | Puppet theater stands as one of the oldest cultural expressions recorded in the history of humanity, reflecting human creativity throughout time. From its origins to the influences of Asian and European cultures, this form of theater reached Brazil, incorporating a diverse range of globalized influences. Its introduction to the country was facilitated by colonizers, who utilized it as a tool for the catechization of native peoples. Through puppetry, certain subtle and objective biases present within the school environment can be addressed. Building upon this, the objective of this work is to delve into the Mamulengo Capaxá project, developed in 2020 under the coordination of Prof. Dr. José Aciolli da S. Filho. The project employs the Mamulengo as a case study, exploring its history and significance within the Mamulengo Caxapá project context. The research was carried out through an exploratory approach, with an emphasis on documenting all stages of the study and production of Mamulengo puppets. It is crucial to highlight that the Caxapá project, employing its participatory methodology, facilitated the expansion and discussion of biases encountered by male and female students within the school environment. Consequently, dialogue and reflection on these sensitive topics were observed, contributing to awareness-raising and the pursuit of a more inclusive and respectful coexistence. |
Palavras-chave: | Teatro de fantoches Manifestações culturais Projeto Mamulengo Capaxá Preconceitos – Escolas Projeto participativo Puppet theater Cultural manifestations Mamulengo Capaxá Project Prejudices - Schools Participatory project |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Adjane Maria Nascimento dos. Teatro de mamulengo e a desconstrução de preconceito no ambiente escolar. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13830 |
Data do documento: | 4-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
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