00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Realidade aumentada na perspectiva da metodologia de gamificação para o aprendizado de volume de sólidos geométricos
Autor(es): Silva, Paulo Henrique Firmino da
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Sónia Matilde Pinto Correia
metadata.dc.contributor.referee2: Sovierzoski, Hilda Helena
Resumo: A representação dos sólidos geométricos no espaço tridimensional é uma tarefa que gera dificuldades para o professor que precisa fazê-la e muito mais para o estudante que precisa visualizá-los, muitas das vezes considerando possuir dificuldades relacionadas à abstração e ao sentido de dimensionalidade, e que comumente ocorre no quadro branco ou por meio de recursos que não favorecem essa visualização. Desta forma, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão: De que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado de volume de sólidos geométricos? Para isso, elencamos como objetivo geral compreender de que modo o uso do aplicativo VolumAR, na perspectiva da metodologia de Gamificação, pode contribuir para o aprendizado de volume de sólidos geométricos. Como objetivos específicos buscamos propor um aplicativo de RA para o estudo de sólidos geométricos; identificar quais as perspectivas e limitações do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da Gamificação para o aprendizado do volume dos sólidos geométricos; verificar como a utilização do aplicativo VolumAR colaborou na resolução dos problemas com volume dos sólidos geométricos; e avaliar as percepções dos participantes da pesquisa acerca da experiência do uso do aplicativo VolumAR na perspectiva da metodologia de Gamificação para o aprendizado do volume dos sólidos geométricos. A pesquisa desenvolvida foi do tipo qualitativa, com abordagem da pesquisa intervenção e foi realizada em uma turma de 3ª série do Ensino Médio, composta por 26 estudantes, com idade variando entre 17 e 19 anos, pertencentes a Escola Estadual Padre Antônio Duarte, localizada na cidade de Olho d’Água das Flores, AL. Para a produção dos dados utilizamos como instrumentos o aplicativo VolumAR, as entrevistas semiestruturadas, observações registradas no diário de campo e registro fotográfico, que foram analisados tomando como referência o que propõe a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise de dados foi dividida em três categorias de análise por meio de: caracterização tecnológica dos participantes; análise da RA e gamificação como recursos para aprendizagem do volume de sólidos geométricos; e contribuições do aplicativo VolumAR. Tomando como base os resultados e as constatações estabelecidas, foi possível mostrar que a pesquisa em questão atingiu os objetivos traçados e que atribui muita colaboração para a área da Educação Matemática, pois engloba um cenário cheio de possibilidades para aprendizagem do volume dos sólidos geométricos, associando o uso de tecnologia e metodologia modernas, não recentes, mas capazes de engajar e despertar curiosidade nos estudantes.
Abstract: The representation of geometric solids in three-dimensional space is a task that creates difficulties for the teacher who needs to do it and much more for the student who needs to visualize them, often considering having difficulties related to abstraction and the sense of dimensionality, and which commonly occurs on the whiteboard or through resources that do not favor this visualization. In this way, the present work sought to answer the following question: How can the use of the VolumAR application, from the perspective of the Gamification methodology, contribute to learning the volume of geometric solids? To this end, we set out as a general objective to understand how the use of the VolumAR application, from the perspective of the Gamification methodology, can contribute to learning the volume of geometric solids. As specific objectives, we seek to propose an AR application for the study of geometric solids; identify the perspectives and limitations of using the VolumAR application from a Gamification perspective for learning the volume of geometric solids; verify how the use of the VolumAR application helped in solving problems with the volume of geometric solids; and evaluate the perceptions of research participants regarding the experience of using the VolumAR application from the perspective of the Gamification methodology for learning the volume of geometric solids. The research developed was qualitative, with an intervention research approach and was carried out in a 3rd grade high school class, composed of 26 students, aged between 17 and 19 years old, belonging to the Escola Estadual Padre Antônio Duarte, located in city of Olho d'Água das Flores, AL. For data collection, we used the VolumAR application, semi-structured interviews, observations recorded in the field diary and photographic records as instruments, which were analyzed taking as a reference what the content analysis proposed by Bardin (2016) proposes. Data analysis was divided into three categories of analysis through: technological characterization of participants; AR analysis and gamification as resources for learning the volume of geometric solids; and contributions from the VolumAR app. Taking the results and established findings as a basis, it was possible to show that the research in question achieved the objectives outlined and that it attributes a lot of collaboration to the area of Mathematics Education, as it encompasses a scenario full of possibilities for learning the volume of geometric solids, associating the use of modern technology and methodology, not recent, but capable of engaging and awakening curiosity in students.
Palavras-chave: Realidade aumentada
Gamificação
Geometria espacial
Augmented reality
Gamification
Spatial geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Paulo Henrique Firmino da. Realidade aumentada na perspectiva da metodologia de gamificação para o aprendizado de volume de sólidos geométricos. 2024. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13800
Data do documento: 21-set-2023
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