00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Marketing esportivo: um estudo sobre os fatores críticos de presença do torcedor do CRB no estádio Rei Pelé
Autor(es): Santos, Matheus Patrício dos
Primeiro Orientador: Carneiro, Carlos André Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Carlos Everaldo Silva da
metadata.dc.contributor.referee2: Leão, Nilson Cibério de Araújo
Resumo: Os clubes de futebol são geradores de receitas por meio do consumo de seus torcedores, podem ser classificados como associações civis sem fins lucrativos ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Uma das fontes de receitas de um clube de futebol é a bilheteria (renda bruta arrecadada pelo clube nos jogos como mandante). O principal ativo de um clube é o torcedor. Ao comparecer ao estádio, o torcedor contribui financeiramente para os cofres do clube. Identificar e analisar os fatores críticos de presença do seu torcedor no estádio é de suma importância para qualquer clube de futebol estabelecer estratégias e ações para atrair mais público ao estádio em seus jogos como mandante, visando maximizar suas receitas. O presente estudo buscou descrever os fatores críticos de presença do torcedor do Clube de Regatas Brasil - CRB no estádio Rei Pelé, visto que desde 2013, a média de público do CRB é baixa e oscilante, não refletindo a realidade em tamanho de sua torcida. Para tal foi aplicado um questionário online com uma pequena parcela da população de torcedores do CRB, obtendo uma amostra de 451 respostas, com margem de erro de 4,61% e nível de confiança de 95%. A pesquisa iniciou-se por meio da pesquisa bibliográfica, quanto à caracterização da pesquisa: é básica, conclusiva do tipo descritiva, quantitativa, de levantamento do tipo de uma amostra e com survey. Quanto à amostragem é não probabilística. Constatou-se que a paixão pelo clube é o fator que mais impacta positivamente na presença do torcedor no estádio, por outro lado, a violência é o fator que mais impacta negativamente na presença do torcedor no estádio.
Abstract: Football clubs generate revenue through the consumption of their fans and can be classified as non-profit civil associations or Sociedade Anônima do Futebol (SAF). One of the sources of revenue for a football club is box office revenue (gross income collected by the club from home games). A club's main asset is its fans. By attending the stadium, fans contribute financially to the club's coffers. Identifying and analyzing the critical factors of fan presence at the stadium is of utmost importance for any football club to establish strategies and actions to attract more public to the stadium in its home games, aiming to maximize its revenues. The present study sought to describe the critical factors in the presence of Clube de Regatas Brasil - CRB fans at the Rei Pelé stadium, given that since 2013, the CRB's average attendance has been low and fluctuating, not reflecting the reality in terms of the size of its fans. To this end, an online questionnaire was administered to a small portion of the population of CRB fans, obtaining a sample of 451 responses, with a margin of error of 4.61% and a confidence level of 95%. The research began through bibliographical research, regarding the characterization of the research: it is basic, conclusive of the descriptive type, quantitative, survey of a sample type and with a survey. As for sampling, it is nonprobabilistic. It was found that passion for the club is the factor that most positively impacts the fan's presence at the stadium, on the other hand, violence is the factor that most negatively impacts the fan's presence at the stadium.
Palavras-chave: Futebol – Torcedores
Marketing esportivo
Comportamento do consumidor
Estádios
Clube Regatas Brasil (CRB)
Soccer - Fans
Sports marketing
Consumer behavior
Brazilian Regatta Club (CRB)
Stadium
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: SANTOS, Matheus Patrício dos. Marketing esportivo: um estudo sobre os fatores críticos de presença do torcedor do CRB no estádio Rei Pelé. 2024. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13786
Data do documento: 27-nov-2023
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