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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13784
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Influências do exercício físico nos perfis de sintomas, praxia fina e no tempo de engajamento em atividades de mesa de escolares com transtorno do espectro do autismo |
Título(s) alternativo(s): | Influences of physical exercise on symptom profiles, praxis fine and timely engagement in tabletop activities school children with autism spectrum disorder |
Autor(es): | Patriota, Vitor Gabriel Felismino da Silva |
Primeiro Orientador: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aderne, Aline da Silva Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Caetano, Antonio Filipe Pereira |
Resumo: | Engajar escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em programas de educação física escolar no modelo de circuito motor, tem demonstrado influência positiva na comunicação, interação social e redução dos padrões de comportamentos repetitivos e aumentando o tempo de engajamento na tarefa de mesa, assim como, tem reduzidos comorbidades como déficit motor (praxia fina). O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis influências dos exercícios de coordenação, equilíbrio e força no perfil de sintomas, de habilidades fundamentais e no tempo de engajamento em atividades acadêmicas, participaram do estudo 7 meninos e 5 meninas, média de idade e desvio padrão 4,5±1,1, escolares de uma instituição de ensino pública de educação infantil da cidade de Maceió-AL. Apresentar diagnóstico fechado para TEA foi critério de seleção. Na etapa 1, pré-intervenção, foi realizada aplicação dos instrumentos Childhood Autism Rating Scale (CARS) e Escala de Avaliação de Traços Autísticos (ATA) para conhecer o perfil de sintomas, assim como, foi utilizado o Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para caracterizar o perfil motor e identificar as interferências nas habilidades motoras fundamentais. Na etapa 2 foram realizadas trinta sessões de intervenção com exercícios de força, equilíbrio e coordenação; com intensidade moderada a vigorosa; duas sessões semanais com duração de 60 minutos cada uma. Na etapa 3, finalizadas as sessões de intervenções, os escolares foram submetidos aos mesmos instrumentos da etapa 1. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva de frequência absoluta e relativa, no final do estudo, apenas 6 escolares atenderam todos os critérios de inclusão, considerando variações de pontos percentuais entre os períodos pré e pós intervenção. Resultados: O instrumento de caracterização CARS demonstrou classificação de nível de intensidade severa para 91% dos participantes pré e pós intervenção. A média e desvio padrão do grupo de intervenção para CARS foi de 43,5±5,8 pré e 37,5±7 pós e para Escala ATA foi de 34±3 pré e 29,3 ±5 pós. O IPO demonstrou que os escolares apresentaram para tarefas de perfil motor manipulativas resultados de 16,5% pré e 65% pós; tarefas estabilizadoras 19% pré e 65% pós e tarefas locomotoras 16% pré e 57% pós. Conclusão: Exercícios de equilíbrio, força e coordenação influenciam positivamente o desempenho de escolares com TEA em habilidade motoras fundamentais manipulativas, estabilizadoras e locomotoras, por consequência melhora a capacidade executiva de praxia fina, e também aumentam o tempo de engajamento em tarefas de mesa estruturadas. |
Abstract: | Engaging students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in school physical education programs using the motor circuit model has demonstrated a positive influence on communication, social interaction and reducing repetitive behavior patterns and increasing the time spent engaging in desk tasks, as well as reduced comorbidities such as motor deficits (fine praxis). The objective of this work was to identify possible influences of coordination, balance and strength exercises on the symptom profile, fundamental skills and time spent engaging in academic activities. 7 boys and 5 girls participated in the study, mean age and standard deviation 4, 5±1.1, students from a public early childhood education institution in the city of Maceió-AL. Presenting a closed diagnosis for ASD was a selection criterion. In stage 1, pre-intervention, the Childhood Autism Rating Scale (CARS) and Autistic Traits Assessment Scale (ATA) instruments were applied to understand the symptom profile, as well as the Operationalized Portage Inventory (IPO) to characterize the motor profile and identify interferences in fundamental motor skills. In stage 2, thirty intervention sessions were carried out with strength, balance and coordination exercises; with moderate to vigorous intensity; two weekly sessions lasting 60 minutes each. In stage 3, at the end of the intervention sessions, the students were subjected to the same instruments as in stage 1. Data analysis was carried out using descriptive statistics of absolute and relative frequency. At the end of the study, only 6 students met all inclusion criteria. , considering percentage point variations between the pre- and post-intervention periods. Results: The CARS characterization instrument demonstrated a severe intensity level classification for 91% of participants pre and post intervention. The group mean and standard deviation for CARS was 43.5±5.8 pre and 37.5±7 post and for the ATA Scale it was 34±3 pre and 29.3 ±5 post. The IPO demonstrated that students presented results of 16.5% pre and 65% post for manipulative motor profile tasks; stabilizing tasks 19% pre and 65% post and locomotor tasks 16% pre and 57% post. Conclusion: Balance, strength and coordination exercises positively influence the performance of students with ASD in fundamental manipulative, stabilizing and locomotor skills, consequently improving the executive capacity of fine praxis, and also increasing the time spent engaging in structured table tasks. |
Palavras-chave: | Transtorno autístico Habilidades motoras fundamentais Autistic Disorder Fundamental motor skills |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | PATRIOTA, Vitor Gabriel Felismino da Silva. Influências do exercício físico nos perfis de sintomas, praxia fina e no tempo de engajamento em atividades de mesa de escolares com transtorno do espectro do autismo. 2024. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13784 |
Data do documento: | 27-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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