00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13761
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias e processos no setor de marketing: o caso de uma empresa de produtos naturais em Maceió-AL
Título(s) alternativo(s): Strategies and processes in the marketing sector: the case of a natural products company in Maceió-AL
Autor(es): Pereira, Francis Cavalcante da Silva
Primeiro Orientador: Santa Rita, Luciana Peixoto
metadata.dc.contributor.referee1: Milito, Cláudia Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Simone Nunes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os processos de marketing de uma empresa do ramo de produtos naturais em Maceió, Alagoas. Os objetivos específicos abrangem a verificação do papel do marketing na empresa, bem como a identificação de estratégias de marketing para a melhoria do desempenho da empresa. Para atender a esses objetivos, empregou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com estudo de caso e análise exploratória. Os dados primários foram coletados por meio de observação das atividades diárias e entrevistas com o proprietário da empresa. A área de estudo delimitada abrangeu a empresa Habitus Fit Produtos Naturais, localizada no bairro Tabuleiro dos Martins, em Maceió - AL. O processo de coleta de dados incluiu a observação minuciosa das operações cotidianas, a criação de tabelas 3Q1POC, a elaboração de fluxogramas e a identificação de eventuais lacunas nos processos. Os resultados da pesquisa apontam que a empresa apresenta estratégias robustas em vigor, tais como a utilização eficaz das redes sociais e a busca constante por feedback dos clientes. No entanto, também foram identificadas áreas com potencial para aprimoramento, como a consideração de estratégias de marketing offline e a implementação de um programa formal de fidelidade. Além disso, é fundamental alinhar a política de preços com os objetivos da empresa e sua estratégia de marketing. Conclui-se que, em um mercado altamente competitivo, a empresa deve adotar uma abordagem diversificada e orientada por dados, implementar estratégias de marketing offline, um programa de fidelidade, análise contínua de dados e gestão de preços, enquanto mantém um excelente serviço ao cliente, criando assim uma base sólida para o crescimento sustentável no futuro.
Abstract: The present work aims to analyze the marketing processes of a natural products company in Maceió, Alagoas. The specific objectives include examining the role of marketing in the company, as well as identifying marketing strategies to improve the company's performance. To meet these objectives, a qualitative research approach was employed, including a case study and exploratory analysis. Primary data was collected through the observation of daily activities and interviews with the company's owner. The delimited study area included the Habitus Fit Natural Products company, located in the Tabuleiro dos Martins neighborhood in Maceió, AL. The data collection process included detailed observation of daily operations, the creation of 3Q1POC tables, the development of flowcharts, and the identification of potential process gaps. The research results indicate that the company has robust strategies in place, such as effective use of social media and a continuous quest for customer feedback. However, areas for improvement were also identified, including consideration of offline marketing strategies and the implementation of a formal loyalty program. Additionally, it is crucial to align the pricing policy with the company's objectives and marketing strategy. In conclusion, in a highly competitive market, the company should adopt a diversified and data-driven approach, implement offline marketing strategies, a loyalty program, ongoing data analysis, and price management while maintaining excellent customer service, thus creating a solid foundation for sustainable growth in the future.
Palavras-chave: Marketing
Gestão por processos
Controle organizacional
Produtos naturais
Process management
Organizational control
Natural product
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: PEREIRA, Francis Cavalcante da Silva. Estratégias e processos no setor de marketing: o caso de uma empresa de produtos naturais em Maceió-AL. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13761
Data do documento: 5-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias e processos no setor de marketing_o caso de uma empresa de produtos naturais em Maceió-AL.pdf2.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.