Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13736
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A integração da música na infância: benefícios para o desenvolvimento cognitivo da linguagem sob a ótica de Vygotsky |
Autor(es): | Silva, Erica Morais da |
Primeiro Orientador: | Souza, Nilton da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreira, Marcos dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Guido Dantas Lessa da |
Resumo: | Este artigo aborda a importância da integração da música no desenvolvimento da linguagem, explorando conexões entre aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. Foram discutidos conceitos fundamentais da teoria sociocultural de Vygotsky, destacando sua relevância no desenvolvimento da linguagem e sua relação com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A linguagem foi analisada com foco nos marcos do desenvolvimento, enfatizando como a música pode ser uma ferramenta poderosa para estimular esse desenvolvimento linguístico, em cada fase. O artigo também apresenta sugestões de atividades práticas que podem ser aplicadas, demonstrando como a música pode ser usada de forma eficaz para promover o desenvolvimento da linguagem, envolvendo atividades como canções, jogos musicais e contação de histórias. Esse trabalho serve para educadores e pais que desejam promover o desenvolvimento linguístico por meio da música. |
Abstract: | This article addresses the importance of integrating music into language development, exploring connections between learning and cognitive development. Fundamental concepts of Vygotsky's sociocultural theory were discussed, highlighting its relevance in the development of language and the relationship with the guidelines of the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB). Language was analysed with a focus on developmental milestones, emphasizing how music can be a powerful tool to stimulate this linguistic development, at each stage. The article also presents suggestions for practical activities that can be applied, demonstrating how music can be used effectively to promote language development, involving activities such as songs, musical games, and storytelling. This work is for educators and parents who want to promote language development through music. |
Palavras-chave: | Ensino de música Cognição musical Música na educação Music teaching Musical cognition Music in education |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Música - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Erica Morais da. A integração da música na infância: benefícios para o desenvolvimento cognitivo da linguagem sob a ótica de Vygotsky. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13736 |
Data do documento: | 21-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A integração da música na infância_benefícios para o desenvolvimento cognitivo da linguagem sob a ótica de Vygotsky.pdf | 460.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.