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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13729
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Atividades motoras planejadas no cenário da educação infantil: influência nos perfis de sintomas e motor de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) |
Autor(es): | Oliveira, Carla Marli Caetano de |
Primeiro Orientador: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Surama Angélica da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Caetano, Antonio Filipe Pereira |
Resumo: | Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam déficits de interação social e comunicação, comportamentos repetitivos e restritivos. Também podem apresentar déficits no perfil motor em relação à postura, à manipulação e ao atraso na marcha. O objetivo do estudo foi identificar a influência de um programa de exercício físico nos perfis de sintomas e motor de crianças com TEA. A pesquisa foi um estudo clínico quase experimental de corte transversal a partir de um enfoque na abordagem quantitativa. Foram participantes do estudo 05 crianças, 03 masculino e 02 feminino, média de idade e desvio padrão de 3,7±0,47 anos, matriculadas no Colégio de Aplicação Telma Vitória (CATV), localizado no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na cidade de Maceió, Alagoas. Os procedimentos de recolha de dados foram: a) aplicação das escalas de caracterização do perfil dos participantes Escala de Traços Autísticos (ATA) e Childhood Autism Rating Scale (CARS); b) avaliação individualizada do desenvolvimento motor através do instrumento Inventário Portage Operacionalizado (IPO); c) aplicação de dez sessões de intervenção com exercício físico, intensidade moderada e frequência semanal de duas vezes de 40-60 minutos – os itens a e b foram reaplicados pós-intervenção e d) análise dos resultados realizados a partir de uma estatística descritiva com a distribuição de frequência absoluta (n) e relativa (%), intervalo de confiança de 95%, média e desvio padrão. A partir da caracterização do perfil dos sintomas do transtorno, foram identificados os valores de médias e desvios padrão pré e pós-intervenção dos participantes, respectivamente de 8,4±1.4 e 4,4±1,3 para as subescalas XX e XXI da ATA, demonstrando redução dos valores comparativos pré e pós. Também foi observado que, das cinco crianças participantes, apenas uma apresentou mudança na categoria de pré-classificação severo para avaliação e pós-intervenção classificação leve a moderado segundo o CARS. Para os resultados do IPO, foi identificada influência positiva no perfil motor, apresentando os seguintes valores de médias e desvios padrão, pré e pós-intervenção, respectivamente: 24,9±23,7% e 65,9±32,8% (0-1 ano); 28,6±28,9% e 69,7±39,8% (1-2 anos); 9,4±16,8% e 52,5±26,6% (2-3 anos). O modelo de intervenção com exercício de força, coordenação e equilíbrio demonstrou influência positiva no perfil de sintomas e no perfil motor de crianças com TEA. |
Abstract: | Children with Autism Spectrum Disorder (ASD) present deficits in social interaction and communication, repetitive and restrictive behaviors. They may also present deficits in the motor profile in relation to posture, manipulation and gait delay. The objective of the study was to identify the influence of a physical exercise program on the symptom and motor profiles of children with ASD. The research was a cross-sectional, quasi-experimental clinical study based on a quantitative approach. Five children participated in the study, 03 male and 02 female, mean age and standard deviation of 3,7±0,47 years, enrolled at the Colégio de Aplicação Telma Vitória (CATV) located on the A. C. Simões Campus of the Federal University of Alagoas (UFAL), in the city from Maceió – Alagoas. The data collection procedures were: a) application of scales to characterize the participants' profile Autistic Traits Scale (ATA) and Childhood Autism Rating Scale (CARS); b) individualized assessment of motor development using the Operationalized Portage Inventory (IPO) instrument; c) application of ten intervention sessions with physical exercise, moderate intensity and twice weekly frequency of 40-60 minutes - items a and b were reapplied post-intervention and d) analysis of the results based on descriptive statistics with absolute frequency distribution (n) and relative (%), 95% confidence interval, mean and standard deviation. From the characterization of the profile of the disorder's symptoms, the participants' pre- and post-intervention mean and standard deviation values were identified, respectively 8.4±1.4 and 4.4±1.3 for ATA subscales XX and XXI, demonstrating a reduction in pre and post comparative values. It was also observed that, of the five participating children, only one showed a change in the severe pre-classification category for assessment and mild to moderate post-intervention classification according to CARS. For the IPO results, a positive influence on the motor profile was identified, presenting the following mean values and standard deviations, pre and post-intervention, respectively: 24.9±23.7% and 65.9±32.8% (0-1 year); 28.6±28.9% e 69,7±39.8% (1-2 years); 9.4±16.8% and 52.5±26.6% (2-3 years). The intervention model with strength, coordination and balance exercises demonstrated a positive influence on the symptom profile and motor profile of children with ASD. |
Palavras-chave: | Exercício físico Sinais e sintomas Perfil motor Transtorno do espectro autista Inventário Portage Operacionalizado Physical exercise Symptom prolife Motor profile Autism spectrum disorder Operationalized Portage Inventory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Carla Marli Caetano de. Atividades motoras planejadas no cenário da educação infantil: influência nos perfis de sintomas e motor de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA). 2024. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13729 |
Data do documento: | 27-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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