00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espírito Santo, Joseane dos Santos do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Igor de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4339822213015940pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jair Barbosa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8654129558132481pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa , Thaysa Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSantana, Danilo Jatobá-
dc.creatorBatista, Dayseelle Magalhães-
dc.date.accessioned2024-07-24T21:00:45Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-24T21:00:45Z-
dc.date.issued2022-12-23-
dc.identifier.citationSANTANA, Danilo Jatobá; BATISTA, Dayseelle Magalhães. A Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de libras com L1: vivências no campo de estágio. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13711-
dc.description.abstractGames permeate our entire lives, from the first months to adulthood. Contact with the ludic opens the doors of imagination and favors cognitive development and learning. For this reason, several methodologies have been proposed using game resources for language teaching. In this direction, this work aims to discuss how Gamification can contribute to the teaching-learning process of Libras for the deaf person (L1), considering that Libras is a visual-gestural language, articulating theories of authors who discuss the teaching-learning process Quadros (2019), Gesser (2012), Albres (2016), Strobel (2019) and active methodologies for language teaching based on the authors Burke (2015) and Quast (2020). We problematize the importance of using games as a teaching strategy, emphasizing how playful activities awaken students interest and learning. Methodologically, the work is a participatory research based on our experiences in the field of internship with two deaf people in a certain School of the State Public Network of Maceió. The results indicate that the current scenario of teaching Libras is still marked by traditional teaching practices and that the use of Gamification in the teaching-learning process contributes significantly to language learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Libras) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectBatista, Dayseelle Magalhãespt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.subjectStudy and teachingpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectBatista, Dayseelle Magalhãespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de libras com L1: vivências no campo de estágiopt_BR
dc.title.alternativeGamification in the teaching-learning process of Libras with L1: experiences in the internship fieldpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs jogos perpassam por toda nossa vida, desde os primeiros meses, até a fase adulta. O contato com o lúdico abre as portas da imaginação e favorece o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado. Por essa razão, diversas metodologias vêm sendo propostas utilizando recursos de jogos para o ensino de línguas. Nesta direção, esse trabalho visa discutir como a Gamificação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Libras para a pessoa surda (L1), tendo em vista que a Libras é uma língua de modalidade visuo-gestual, articulando teorias de autores que discutem o processo de ensino-aprendizagem tais como: Quadros (2019), Gesser (2012), Albres (2016), Strobel (2019) e as metodologias ativas para o ensino de línguas com base nos autores Burke (2015) e Quast (2020). Problematizamos a importância do uso de jogos como estratégia de ensino, ressaltando como as atividades lúdicas despertam o interesse e o aprendizado dos alunos. Metodologicamente, o trabalho trata-se de uma pesquisa participante a partir de nossas vivências no campo de estágio com dois surdos numa determinada Escola da Rede Pública Estadual de Maceió. Os resultados apontam que o cenário atual do ensino de Libras ainda é marcado por práticas tradicionais de ensino e que a utilização da Gamificação no processo de ensino-aprendizagem contribui significativamente para o aprendizado de línguas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Gamificação no processo de ensino-aprendizagem de libras com L1 vivências no campo de estágio.pdf402.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.