00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13709
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pesquisa sócio-histórica na educação bilíngue para surdos: a experiência de uma escola pública nordestina
Título(s) alternativo(s): Socio-historical research in bilingual education for the deaf: the experience of a northeastern public school
Autor(es): Souza, Sirlene Vieira
Primeiro Orientador: Santos, Nágib José Mendes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Sergio José da
Resumo: Esse artigo explicita alguns elementos do processo de implementação da Educação bilíngue para surdos em uma rede pública de ensino do nordeste, sobretudo a partir das narrativas de duas integrantes da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela proposta. Várias ações foram desenvolvidas, principalmente durante a pandemia por Covid-19. A base teórico-metodológica desenvolvida foi ancorada no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio-Histórica. As categorias elencadas para a discussão dos dados foram: historicidade, totalidade e mediação. Os resultados apontaram que, embora o desenvolvimento da Educação de Surdos seja avaliado como um avanço, alguns determinantes sócio-políticos cerceiam maiores transformações, insurgindo sobre a área limites que contribuem para a manutenção de uma lógica neoliberal que fragiliza e reproduz ideologias dominantes. Além disso, as mediações que atravessam a constituição dos profissionais que trabalhavam no projeto de Ensino bilíngue, transversalizavam suas práticas e expressavam a contradição nas relações que se estabeleceram ao longo do processo. Todavia, havia um genuíno esforço para modificar a realidade na qual estavam inseridos.
Abstract: This article explains some elements of the implementation process of Education bilingual education for the deaf in a public school system in the northeast, especially from the narratives of two members of the management team of the Municipal Department of Education, responsible for the proposal. Several actions were developed, mainly during the Covid-19 pandemic. The theoretical-methodological basis developed was anchored in the Dialectical Historical Materialism and Socio-Historical Psychology. The categories listed for data discussion were: historicity, totality and mediation. You results showed that, although the development of Deaf Education is evaluated as an advance, some socio-political determinants restrict greater transformations, imposing limits on the area that contribute to the maintenance of a neoliberal logic that weakens and reproduces dominant ideologies. Furthermore, the mediations that go through the constitution of the professionals who worked on the project Bilingual teaching, transversalized their practices and expressed the contradiction in relationships that were established throughout the process. However, there was a genuine effort to modify the reality in which they were inserted.
Palavras-chave: Educação Bilíngue
Pesquisa sócio-histórica
Mediação
Bilingual Education
Sociohistorical research
Mediation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SOUZA, Sirlene Vieira. A pesquisa sócio-histórica na educação bilíngue para surdos: a experiência de uma escola pública nordestina. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13709
Data do documento: 22-jun-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.