Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13708
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias do ensino de Libras com L2: Relato de experiências dos estágios supervisionados 1 e 2 em turmas de uma universidade pública |
Título(s) alternativo(s): | Libras teaching methodologies with L2: Report of experiences from supervised internships 1 and 2 in public university classes |
Autor(es): | Leite, Gabriella Trindade Gonçalves Oliveira, Isabele Antunes |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Lígia dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Maria Angélica da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Conceição, Lívia Andrade da |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade fazer um relato das experiências vivenciadas e observadas pelas licenciandas-autoras sobre as metodologias de ensino de Libras adotadas em sala de aula de professora surda, de uma Universidade pública, no período de estágio supervisionado 1 e 2, disciplina que incentiva a praxis (pensar para agir) pedagógica. Apresentará algumas reflexões sobre os benefícios e as dificuldades, sob a perspectiva das estagiárias, para o desenvolvimento das metodologias, e das atividades propostas pela supervisora de estágio que visem o aspecto visual, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem da língua brasileira de sinais (Libras) para estas e aqueles/as futuros/as professores/as ouvintes. Como embasamento teórico, adotamos as concepções de metodologia do ensino de Pimenta (1995); de abordagem comunicativa de Gesser (2010); ensino comunicativo de idiomas de Richards (2006); e da pedagogia visual de Campello (2008). |
Abstract: | This article aims to report on the experiences lived and observed by the undergraduate-authors about the Libras teaching methodologies adopted in classroom of a deaf teacher, at a public university, during the internship period supervised 1 and 2, discipline that encourages pedagogical praxis (thinking to act). It will present some reflections on the benefits and difficulties, from the perspective of interns, for the development of methodologies and activities proposed by internship supervisor that aims at the visual aspect, assisting in the teaching process and learning the Brazilian sign language (Libras) for these and future ones listening teachers. As a theoretical basis, we adopted the concepts of methodology Pimenta’s teaching (1995); Gesser's (2010) communicative approach; teaching Richards' communicative language (2006); and Campello’s (2008) visual pedagogy. |
Palavras-chave: | Libras Metodologias de ensino Estágio supervisionado Libras Teaching methodologies Supervised internship |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
Citação: | LEITE, Gabriella Trindade Gonçalves; OLIVEIRA, Isabele Antunes. Metodologias do ensino de Libras com L2: Relato de experiências dos estágios supervisionados 1 e 2 em turmas de uma universidade pública. 2023. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13708 |
Data do documento: | 15-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias do ensino de Libras com L2 Relato de experiências dos estágios supervisionados 1 e 2 em turmas de universidade pública.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.